Com o objetivo de repensar a indústria atual e aplicar tecnologias com custos acessíveis e disponíveis no nosso dia a dia ao chão de fábrica, a SKA promoveu, em parceria com a Unisinos, um hackathon voltado às soluções para Indústria 4.0.
O Hackathon SKA – Indústria 4.0 na Prática, ocorrido dentre os dias 18 e 19 de maio, teve como objetivo criar inovações por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas no contexto da indústria, focando nas principais dificuldades que emergiram com o surgimento da indústria 4.0.
Oficinas
Durante a maratona, ocorreram algumas minipalestras para agregar conhecimento aos participantes e dar dicas do que poderia ser utilizado no projeto, com o objetivo de ajudar os participantes na elaboração de suas soluções e em eventuais dificuldades que pudessem enfrentar. Os assuntos englobaram desde conceitos da Indústria 4.0, métodos ágeis de desenvolvimento, até dicas de como apresentar uma demonstração e vender a ideia do projeto.
Desafios
As equipes foram expostas a dois desafios, onde puderam escolher em qual trabalhar e mostrar a melhor solução. Os desafios foram “Ferramentas para manutenção preditiva” e “Monitoramento remoto de equipamentos”. Para instituir a equipe vencedora, foram avaliados funcionalidade da solução, criatividade e inovação, clareza na proposta, aderência ao tema e público-alvo.
Vencedores
O hackaton teve como vencedor a equipe composta por Wesley Meller, Emilio Heinzmann, Jonas da Silva e Guilherme Moreira. O segundo lugar contou com Leonardo Santos, Renan Osorio e Simão Meyer. Os dois grupos propuseram soluções para o desafio de manutenção preditiva.
A equipe vencedora com Rodrigo Leiria, da SKA.
A equipe que ficou na segunda colocação