Que atire a primeira pedra o aluno de engenharia elétrica que nunca passou horas desenhando à mão um projeto. Essa é a realidade da maioria das instituições. Para auxiliar nesta e em outras tarefas, a Unisinos inseriu no currículo do curso de Engenharia Elétrica o software QC, da SKA. O coordenador dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e dos Laboratórios da Área Eletroeletrônica e de Prototipação Digital e Sistemas Embarcados, Rodrigo Marques de Figueiredo, conta que desde a adoção do software, os professores têm conseguido exigir muito mais dos alunos, sem precisar aumentar a carga horária das disciplinas. “Percebemos que é possível repassar mais conteúdo aos alunos, sem sobrecarrega-los com trabalhos extracurriculares. Conseguimos exigir mais do aluno sem interferir no tempo dele. Os professores podem, por exemplo, cobrar lista de materiais, pois os alunos conseguem buscar a lista na internet, sem perder tempo”.
Além disso, o professor destaca a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos. “O QC vem interferindo completamente na qualidade do aprendizado e na agilidade das tarefas. Agora podemos, por exemplo, criar um projeto e saber quanto ele custará, quanto tempo levará para ficar pronto, sem suposições, com dados reais, com situações que eles vão enfrentar amanhã no mercado. Sinto que estamos formando profissionais mais preparados”.
Até o momento, o software está sendo usado nas disciplinas finais do curso de Engenharia Elétrica, mas o plano é expandir o seu uso para outros cursos, como Automação Industrial e Arquitetura, que poderão utilizar o QC no projeto de quadro elétrico residencial.