quinta-feira, 28 de novembro, 2024
SKA: acesse o site
Início Institucional Uma fábrica orientada por dados, como alcançá-la?

Uma fábrica orientada por dados, como alcançá-la?

0

O volume de dados cada vez maior tem o potencial para transformar seus negócios

Os dados são a alma de qualquer empresa. Hoje em dia, grande parte das empresas competitivas do mercado tomam suas decisões baseadas em dados, assim como os fabricantes utilizam os dados para controlar a produção e melhorar a qualidade de seus produtos. Essas empresas não confiam em palpites ou em planilhas isoladas para a tomada de decisão. Ao invés disso, elas têm dados operacionalizados como parte de cada processo e decisão, e ainda conseguiram implantar uma cultura organizacional onde adivinhar ou chutar resultados não é o suficiente. Usam dados para melhorar o desempenho e criar as vantagens competitivas que irão garantir o futuro da empresa.

O grande desafio está em integrar dados que residem em silos, em ilhas tecnológicas, e transformar a forma como processamos essa informação para tomar decisões assertivas. Além disso, para analisar informações sobre variabilidade do processo de forma holística em vez de isolada, é preciso integrar os dados gerados. Isso inclui dados que pertencem a materiais, métodos, receitas de processos, além de diferentes máquinas e equipamentos.

As máquinas no chão de fábrica podem gerar milhares de tipos de dados em apenas alguns dias. Esses dados podem ser armazenados e disponibilizados para análise e descoberta de informações. Essa versatilidade torna os dados um dos ativos mais valiosos da empresa para alavancar a produção do seu chão de fábrica. Todas essas informações podem propiciar novos insights e atuar como catalisadores para inovações. O valor real não são os dados, mas a capacidade de aprimorar a tomada de decisão ao fornecer ao usuário final a eficiência para visualizar vários cenários de negócios de forma instantânea e reagir em tempo real.

Mas como transformar dados em fontes seguras de informação?

Dados sozinhos não têm valor. O valor está nas informações significativas que você consegue extrair desses dados. E a eficiência da análise de dados é decorrente da capacidade de integrar e correlacionar o grande volume de dados estruturados, semi-estruturados e não estruturados.

A disponibilidade de novos dados sensoriais integrados, combinada aos avanços em conectividade, segurança, interoperabilidade e análise gera imenso potencial para organizações, especialmente no setor de fabricação. As empresas que coletam, mesclam e analisam os conjuntos variados de dados gravados na fábrica (desde a produção de unidades e dados operacionais de equipamentos, a dados de operadores humanos e de processos) se destacarão entre a concorrência por meio de uma tomada de decisão melhor informada.

Dados escondidos e fragmentados

Em muitas empresas, os colaboradores não são munidos de todos os dados que deveriam para a tomada de decisão. A demanda à consulta de dados é grande e a dúvida sobre como e onde procurar determinada informação também. Isso pode fazer com que os funcionários decidam com base em palpites imprecisos, que podem levar o negócio a uma direção errada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui