A competição SAE Brasil AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes universitários que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.
A Equipe Tucano Aerodesign surgiu em 2001 com o objetivo de projetar e construir uma aeronave cargueira rádio controlada. Desde então, participa de competições de AeroDesign em âmbitos nacionais e internacionais por meio da construção de aeronaves. A equipe faz parte do projeto de extensão da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Ao participar do programa SAE AeroDesign, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.
O time é constituído de diversos cursos da UFU. Entre eles destacam-se: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Biomédica. A participação dos alunos acontece nas áreas relacionadas ao Relatório do Projeto e ao time de Gestão: Financeiro, Marketing, Parcerias e Gestão de Pessoas.
A SKA apoia a equipe Tucano, oferecendo qualificação nos softwares mais utilizados pelas indústrias, para que eles possam ter contato com as soluções de mercado desde o início do projeto. O resultado disso e de todo empenho da equipe é uma grande gama de prêmios acumulados. “Vale ressaltar que estivemos durante 10 anos no TOP 10 da competição. Nossos prêmios são a comprovação do esforço dos nossos estudantes”, ressalta Lucas Isaias Alves Teixeira, Diretor Presidente da equipe.
De acordo com Lucas, a SKA desenvolve um papel prático essencial no desenvolvimento do projeto. “É através dos cursos que nossos membros expandem os seus conhecimentos técnicos, possibilitando a imersão deles dentro do projeto. Isso melhora nosso portfólio de possibilidades para os designers da aeronave, nossas análises e nossas pontuações. Somos muito gratos pela parceria”.
Sobre a competição SAE Brasil AeroDesign
As competições são realizadas anualmente, com a participação de dezenas de equipes, nacionais e internacionais. Os alunos participam de duas etapas práticas.
- Relatório do projeto avaliado somente pela comissão organizadora, composta, em sua maioria, por engenheiros da EMBRAER e ITA. Os relatórios são seccionados em 7 áreas avaliadas, sendo elas:
- Aerodinâmica
- Estabilidade e Controle
- Desempenho
- Cargas e Aeroelasticidade
- Estruturas e Ensaios Estruturais
- Plantas Estruturais e Plantas Técnicas
- Elétrica e Sistemas Embarcados
- Provas práticas para a avaliação do projeto desenvolvido. Durante essa etapa as equipes concorrem entre si a fim de se determinar o melhor projeto.
Premiações da Equipe Tucano AeroDesign
• 2005: Vice-campeão SAE Brasil (Regular);
• 2006: Vice-campeão SAE East (Regular);
1° colocado maior carga paga SAE East (Regular);
2° colocado melhor apresentação/relatório SAE East2010;
Campeão SAE Brasil (Regular);
• 2011: 3° colocado SAE East (Regular);
2° colocado maior carga paga SAE East (Regular);
3° colocado melhor apresentação SAE East (Regular);
3° colocado SAE Brasil (Micro) ;
• 2014: Vice-campeão SAE Brasil (Micro);
• 2015: Vice-campeão SAE Brasil (Micro);
• 2016: 1° colocado melhor apresentação/relatório (Micro);
4° colocado SAE Brasil (Micro);
Menor caixa de transporte (Micro);
2° colocado melhor apresentação/relatório (Regular);
4° colocado SAE Brasil (Regular);
• 2017: 3° colocado em nota de projeto;
9° colocado em classificação geral;
• 2018: 4° colocado em nota de projeto;
9° colocado em classificação geral;
• 2019: 9° colocado em classificação geral;
• 2020: 5º colocado SAE Brasil (Regular);
Menção honrosa de melhor otimização multidisciplinar SAE Brasil;
2º colocado SAE Brasil (Torneio de acesso);
1º colocado em nota de integração do projeto (Torneio de acesso);
1º colocado em nota de desempenho (Torneio de acesso).
O objetivo da Equipe Tucano AeroDesign atualmente é conquistar o primeiro lugar no Torneio de Acesso e na Classe Regular. As equipes desenvolvem atividades que vão bem além das atividades atribuídas pela graduação, se relacionando ativamente com a comunidade externa da Universidade, promovendo ganhos tangíveis para ambos os lados. Assim, outro objetivo é oferecer crescimento exponencial aos nossos membros e retorno à comunidade acadêmica e externa.