quinta-feira, 20 de fevereiro, 2025
SKA: acesse o site
Início Artigos técnicos Por que o setor automotivo tem apostado na tecnologia Multi Jet Fusion?

Por que o setor automotivo tem apostado na tecnologia Multi Jet Fusion?

0
setor automotivo tecnologia Multi Jet Fusion
Imagem: Divulgação/ SKA

A HP, conhecida há muitos anos por sua qualidade com impressoras 2D, também atua no segmento de impressoras 3D industriais, sendo a pioneira e líder quando o assunto é impressão de lotes de produção. Com impacto notório para a manufatura aditiva, a empresa está elevando o nível de atuação do setor automotivo, usufruindo da tecnologia Multi Jet Fusion.

O que é a tecnologia Multi Jet Fusion?

O MJF permite o uso de diferentes tipos de materiais para as mais diversas aplicações, desde materiais rígidos, reforçados com fibra de vidro, antiestáticos, antichamas e flexíveis.

Além do leque de possibilidades que se abrem, outro ponto importante é que essa tecnologia te trará um ganho exponencial em liberdade geométrica garantida. Ou seja, você pode imprimir exatamente tudo o que for capaz de desenhar.

Isso se justifica porque a impressora utiliza como matéria-prima o pó polimérico, material que não necessita de estruturas de suporte para a construção dos modelos.

Confira, abaixo, mais detalhes sobre essa tecnologia de impressão 3D.

Case sucesso | Como a tecnologia Multi Jet Fusion tem impactado o setor automotivo?

Atualmente, empresas líderes no mercado, como BMW Group,Volkswagen, General Motors,Stellantis, utilizam desse método de fabricação tanto para o desenvolvimento de produtos, produção de itens finais, quanto para o apoio a fábrica.

Por conta disso, elas conseguem produzir peças do fluxo de montagem, como garras para robô, dispositivos que auxiliam a montagem de componentes, entre outros.

Inclusive, a Stellantis publicou um artigo mostrando a customização da área interna de veículos com a utilização da tecnologia Multi Jet Fusion. No conteúdo, a multinacional cita acessórios para o novo Peugeot 308, como porta-celular e cartões, case para óculos e porta-copos que podem ser encontrados diretamente no site da Peugeot Lifestyle.

Leia mais:

De fato, segundo a própria Stellantis, a manufatura aditiva é um dos pilares fundamentais para a quarta revolução industrial.

Por si só, ela traz flexibilidade, velocidade e adaptação as necessidade e demandas de mercado, além de contribuir para o meio ambiente, reduzindo perdas e recursos fundamentais.

O Multi Jet Fusion, por sua vez, agrega vantagens importantes quando se pensa na produção de lotes específicos – seja para itens seriados quanto para conjuntos de produtos com mais de um modelo de peça.

Com isso, é possível visualizar a produção de alguns milhares de peças por mês, quantidades essas que não justificariam a aquisição de um ferramental específico.

—–

Perguntas frequentes

Afinal, qual a principal característica da tecnologia Multi Jet Fusion?

Tecnologia exclusiva das impressoras 3D da HP, o Multi Jet Fusion tem capacidade de reinventar os processos de produção de peças funcionais, trazendo resultados importantíssimos, com mais excelência e velocidade.

—–

SKA Connect 2025 | O futuro é agora

Quer saber mais sobre o mundo da manufatura aditiva e todo o potencial do Multi Jet Fusion para otimizar seus processos? Fique ligado, pois esse tipo de tecnologia está entre os diversos tópicos que serão abordados no SKA Connect 2025

O evento on-line, promovido pela SKA, será transmitido ao vivo, no dia 6 de maio, a partir das 10h. Inscreva-se aqui. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui