terça-feira, 7 de janeiro, 2025
SKA: acesse o site
Início Artigos técnicos SKACast SOLIDWORKS 2025 | O que esperar do mundo CAD no próximo...

SKACast SOLIDWORKS 2025 | O que esperar do mundo CAD no próximo ano?

0
SOLIDWORKS 2025
Imagem: Divulgação/ SKA

Em outubro deste ano, a SOLIDWORKS realizou seu grande lançamento anual e trouxe ao mundo CAD as novidades do software para o próximo ano. E para trazer todos os detalhes, nós fizemos um grande evento on-line, onde nossos especialistas mostraram um pouco mais sobre as atualizações do SOLIDWORKS 2025.

Neste SKACast, o oitavo da série, contamos com a presença de quatro speakers que trouxeram insights valiosos para você aplicar em seus projetos técnicos e destacar seus produtos no mercado industrial no próximo ano. 

Que tal conferir o que rolou de melhor neste vídeocast? Siga a leitura e confira os principais destaques.

SOLIDWORKS 2025 | O que há de novo no mundo CAD?

A atração contou com a participação de quatro especialistas da SKA sobre SOLIDWORKS e suas funcionalidades. O host do evento foi Nícolas Rossetto, que atua como HEAD do time de Comunicação Técnica, e teve a presença dos Engenheiros de Aplicação: Vinícius Bedinot, João Vitor Malvezzi e Matheus Rodrigues Salomão.

Em um bate-papo descontraído e enriquecedor, o quarteto falou sobre todos os pacotes da ferramenta, em especial do SOLIDWORKS ULTIMATE, além de outras novidades no DraftSight e muitas outras versões do SOLIDWORKS, como:

  • SOLIDWORKS PDM;
  • SOLIDWORKS Electrical;
  • SOLIDWORKS Visualize;
  • SOLIDWORKS Plastics;
  • SOLIDOWRKS Simulation.

Os pacotes SOLIDWORKS

Inicialmente, para uma contextualização geral acerca das novidades do SOLIDWORKS 2025, os quatro especialistas da SKA explicaram com detalhes como são distribuídas as três versões do software: Standard, Professional e Premium.

O SOLIDWORKS STANDARD, o primeiro da série, conta com recursos de modelagem de peças/montagem 2D, automatização de projeto, verificação de projetos, importação/exportação e interconexão 3D avançada de arquivos CAD, colaboração ECAD/MCAD, programação de CAM e treinamento/suporte. No entanto, segundo Rosseto e Salomão, este módulo contempla tudo, apesar das versões Professional e Premium possuírem outros recursos.

“Na versão Standard, temos todo esse universo. Nele, temos desenvolvimento de peças, montagens, detalhamento 2D etc. Como a gente costuma falar, dá para fazer tudo no Standard, o que vai vir no Professional e no Premium é para agregar sob a perspectiva de CAD. Ou seja, dá para desenvolver tudo em um mundo sólido”, concluíram os especialistas.

SOLIDWORKS 2025

Mas, afinal, como funcionam as outras duas versões?

A licença Professional traz todas as funcionalidades da versão Standard, mas com alguns recursos adicionais, como biblioteca de componentes (Tollbox), renderização (Visualize Standard) e ferramentas de gestão de arquivos (PDM Standard).  

Neste software você pode organizar e automatizar partes repetidas, casos como o de acesso à bibliotecas de peças padrão e o gerenciamento de projetos mais complexos com o SOLIDWORKS PDM. Além disso, ele te ajuda a gerar prévias realísticas.

Já o SOLIDWORKS Premium faz jus ao nome, tanto que se trata da versão com mais recursos. Capaz de contemplar as funcionalistas das versões anteriores, esta edição inclui simulação de movimento, análises de estrutura e muito mais.

SOLIDWORKS 2025 | O Ultimate pode fazer a diferença na sua engenharia

Além das três versões já discorridas, a SOLIDWORKS está trazendo uma atualização que pode te ajudar a ir além nos seus processos. Com o Ultimate, você será capaz de conectar as soluções com perfeição entre ferramentas. De fato, se trata de solução fundamental para projetistas e engenheiros, muito por se basear no projeto 3D e com base para de simulação, fabricação, marketing e gerenciamento.

“Quando escalamos para o universo do SOLIDWORKS Ultimate, é importante dizer que as soluções instaladas nele equivalem a um SOLIDWORKS Premium, então, ele tem tudo ali dentro. Ah, mas o que se difere realmente essa ferramenta? São as soluções em nuvem presentes”, pontuou Rosetto.

Devido às soluções em nuvens citadas, o Ultimate se trata de um upgrade que traz tudo de mais benéfico e importante, se comparado às versões passadas. “E todas essas pessoas terem acesso a essas ferramentas, além de também dar continuidade à essa gestão das informações em nuvem”, destacou Bedinot.

Novidades no DraftSight

A nova versão do SOLIDWORKS também traz novidades que impactam o DraftSight, uma solução de CAD 2D, que permite criar, visualizar e fazer marcações digitais em qualquer projeto 2D. Conforme Malvezzi, é possível importar steps para dentro do DraftSight, realizando esse processo de uma forma nativa, o que te possibilita ter o 3D dentro daquele ambiente.

Como sabemos, o trabalho recorrente dentro do DraftSight é realizado através de blocos, muitas vezes sendo blocos dentro de blocos, mas agora há um upgrade importante.

“Agora, temos um explorador de blocos que facilita nessa parte de visualização, ou talvez a parte de isolar, ou até mesmo um filtro, para entender como está essa estrutura de blocos (…) Além disso, sem contar um recurso que muitos usuários comentam que é o planificar, que vai pegar ali uma visualização que tem todos os eixos z, que não estão em zero, e trazer eles para o zero. Ou seja, ele vai achatar todos os eixos”, comentou.

Colaboração e PDM

Fugindo um pouco do ambiente CAD, a atualização trouxe, também, novidades acerca da colaboração. Ou seja, capaz de obter um controle maior de arquivos, e por isso que entramos aqui no conceito do PLM (Product Lifecycle Management), que nada mais é do que uma solução para inovar o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos das indústrias, melhorando também os resultados dos negócios de forma abrangente. 

“Quando olhamos para o arquivo, ele não define o nosso produto, pois ele é apenas uma representação visual do que nós temos, mas, quando falamos do PLM, nós podemos olhar desde o inicio, sua concepção, desenvolvimento e afins”, corroborou Salomão.

Mas, além do PLM, o SOLIDOWRKS PDM é outra solução que conta com uma novidade interessantíssima. No entanto, antes de qualquer coisa, é importante sabermos sua definição e objetivo. Em suma, ele se trata de uma poderosa solução capaz de encontrar arquivos com maior facilidade e rapidez. Com ele, você estará no controle dos fluxos e de diversas informações, facilitando assim seu trabalho com os docs em nuvem etc.

Além do check-out do item ao obter uma versão anterior, com o PDM conseguimos “fazer pesquisas em uma nova aba, algo que anteriormente tínhamos apenas na vista, por meio da interface do SOLIDWORKS. Quanto a lista de materiais, agora podemos trazer a mesma ordem de construção em ambas (lista de materiais e vista local). Ou seja, estes testes são de suma importância para que possamos detectar previamente qualquer problema”, destacou.

Eleve o nível de projeto no SOLIDWORKS da sua indústria com a SKA 

Curtiu esse spoiler do que rolou ao longo do nosso evento de SOLIDWORKS 2025? Além de tudo que foi abordado, os nossos especialistas trouxeram insights valiosos sobre detalhamentos técnicos do software, novidades para o Electrical, Visualize, Plastics e Simulação. Assista, abaixo, ao oitavo episódio do SKACast na íntegra:

Leia mais:

*Texto produzido por Eduardo de Souza Bento, Jornalista na SKA. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui