terça-feira, 5 de novembro, 2024
Início Eventos SKA realiza workshop sobre gêmeo digital em Caxias do Sul

SKA realiza workshop sobre gêmeo digital em Caxias do Sul

0
Foto do workshop sendo realizado. Na imagem, é possível observar três homens, sendo que um deles está utilizando um óculos de realidade virtual.

Na última semana, a SKA realizou um workshop sobre um dos principais conceitos relacionados à indústria 4.0: o digital twin, ou gêmeo digital, em tradução livre. O evento ocorreu em Caxias do Sul no dia 28 de setembro, e contou com a presença da equipe de especialistas da SKA e clientes da região. 

O workshop, que envolveu diversos momentos práticos e de troca de conhecimentos entre os presentes, teve como principal objetivo levar a tecnologia a quem está na frente das indústrias. O momento de interação contou com a utilização de óculos de realidade virtual (VR) e demonstrações do uso da Plataforma 3DEXPERIENCE.

Um novo conceito – mas nem tanto 

O conceito de gêmeo digital pode parecer novo, mas a sua primeira citação veio através de uma apresentação da Universidade de Michigan à indústria em 2002. A apresentação feita pelo Dr. Grieves à época foi chamada de ‘Ideal concepção para o PLM’.  

Basicamente, a ideia da tecnologia é obter um modelo digital com os mesmos comportamentos do mundo físico, onde será possível testar diferentes cenários e hipóteses para ter a tomada de decisão mais assertiva e fazer tudo certo da primeira vez. Em determinados casos, o mundo real está conectado ao modelo físico, enviando interações e informações em tempo real. 

Quais empresas podem se beneficiar com o uso desta solução? 

Não existe nenhuma restrição de segmento industrial; toda e qualquer empresa pode se beneficiar com a tecnologia que o gêmeo digital oferece. Hoje, no mercado, temos bons casos de sucesso que envolvem a temática e abrangem diferentes áreas, desde a indústria moveleira, passando pela indústria de equipamentos, automobilística, aérea e até a área médica.

Imagem da impressão 3D dos cérebros dos gêmeos, para auxiliar a equipe médica na cirurgia.
Equipe médica teve acesso a parte do cérebro na primeira etapa da cirurgia de separação das gêmeas Alana e Mariah, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

O sucesso da cirurgia foi garantido graças à utilização da tecnologia, que deixa de ser utilizado apenas dentro do ambiente fabril para ser aplicado em diferentes âmbitos da sociedade.

Ficou com dúvidas? Quer saber se você e a sua empresa podem se beneficiar da tecnologia de gêmeos digitais? Entre em contato com a SKA pelo e-mail [email protected] e vamos conversar!

Fonte: http://glo.bo/3fL357y

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui