segunda-feira, 4 de novembro, 2024
Início Cases de sucesso SKA e Dassault Systèmes firmam convênio de cooperação tecnológica com instituições de...

SKA e Dassault Systèmes firmam convênio de cooperação tecnológica com instituições de ensino de Pernambuco

0

Institutos de Pernambuco foram os primeiros a firmar contrato com a SKA, que vai fornecer acesso à Plataforma 3DEXPERIENCE a estudantes de diversas áreas.

Um dos principais pilares da SKA é a área educacional, sendo seu objetivo fomentar instituições que capacitem futuros engenheiros para atuarem em um mercado competitivo e globalizado, garantindo que eles tenham competências profissionais e tecnológicas.

Por isso, é com imensa satisfação que informamos que SKA e Dassault Systèmes estão lançando um projeto de cooperação tecnológica que envolverá diversas instituições de ensino pelo Brasil, com o objetivo de levar tecnologia e conhecimento aos futuros engenheiros do país, entregando mão de obra qualificada ao mercado de trabalho.

Primeira entrega do projeto foi para institutos de Pernambuco

No mês de julho, demos o pontapé inicial neste projeto, recebendo na nossa sede de São Leopoldo professores que representaram instituições de ensino do Estado de Pernambuco, que receberão licenças da Plataforma 3DEXPERIENCE. Estão englobadas nestas instituições o Lócus Metalmecânico de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife.

Estiveram presentes no momento do fechamento de contrato com a SKA os professores de Engenharia mecânica Ângelo Costa (IFPE), Carlos Oliveira (UFPE), George Azevedo (UPE), Heber Claudius (IFPE), Laertty Moraes (UFPE) e Rogerio Pontes (UPE), além da gerente comercial educacional da SKA, Érica Rizzato, e do CEO da SKA, Siegfried Koelln.

Viés prático da utilização em sala de aula enriquece o conhecimento dos alunos

Para Rogerio Pontes, o uso da Plataforma 3DEXPERIENCE vai trazer uma mudança de mindset para os alunos. Atualmente, o contexto formal da graduação não permite que os estudantes tenham um contato tão prático com a realidade da Engenharia e nem uma interação com o setor produtivo.

“Uma vez que podemos contar com a participação da SKA de maneira bem atuante, trazendo para junto dos estudantes e dos professores tecnologias que são altamente aplicáveis à indústria e que fazem parte deste novo contexto de transformação digital, a gente vai trazer um impacto muito positivo na forma de enxergar e de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, consequentemente, na formação destas pessoas, tanto técnicos quanto engenheiros”, afirma o professor.

Segundo Érica Rizzato, gerente comercial educacional da SKA, “a busca pela inovação em todas as áreas é o que move a SKA, seja ajudando empresas a se destacar ou impulsionando o futuro de novos talentos da Engenharia brasileira. Este posicionamento vai ao encontro do papel realizado pelo Lócus Metalmecânico, criado justamente para impulsionar o movimento e a integração entre as indústrias. Podemos esperar colher bons frutos desta parceria”.

No vídeo abaixo, você confere a entrevista que realizamos com os professores de Engenharia Mecânica Heber Claudius, do IFPE, e Rogerio Pontes, da UPE, em que eles contam com mais detalhes sobre o andamento do projeto. Assista:

Sobre os Lócus de Inovação

Os Lócus de Inovação são ambientes associados às características econômicas de cada região de desenvolvimento de Pernambuco, sendo uma ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco – SECTI-PE – através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Tecnologia de Pernambuco – FACEPE. Atualmente existem 30 Lócus de Inovação nas mais diversas áreas.

Representando o setor metal mecânico do estado, o Lócus de Inovação Metalmecânica de Pernambuco possui como missão contribuir com ações que promovam a inovação. Estas ações incluem parcerias, convênios, treinamentos, workshops, palestras, residências tecnológicas, compartilhamento de infraestrutura e de recursos humanos, além de interiorização, buscando desenvolver o interior do estado de Pernambuco, além da região metropolitana de Recife.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui