terça-feira, 3 de dezembro, 2024
SKA: acesse o site
Início Artigos técnicos Sincronize seu sistema de gerenciamento de estoque de componentes com a nuvem

Sincronize seu sistema de gerenciamento de estoque de componentes com a nuvem

0

Fábio Saul Lima
Área de Tecnologia | SKA

Hoje em dia, qualquer pessoa que precise trabalhar remotamente ou colaborar em qualquer parte do mundo usará algum tipo de serviço em nuvem para compartilhar e acessar dados importantes. Os designers de PCB precisam fazer mais do que apenas acessar os projetos uns dos outros. Eles também precisam acessar dados de componentes compartilhados e importá-los para seus projetos. Para componentes comuns que estão disponíveis em vários distribuidores, os projetistas têm muitas opções para localizar dados de peças e podem até visualizar informações de fornecimento de componentes em seu software de projeto.

As empresas de eletrônicos que frequentemente usam componentes raros ou proprietários precisam de um sistema de gerenciamento de estoque de eletrônicos para ajudá-los a manter estoques e dados elétricos em um só lugar, mas esses sistemas não foram integrados ao seu software de design de PCB. Hoje, os melhores serviços de nuvem podem integrar dados de seu banco de dados de inventário interno (DB) e seu software de design de PCB. Isso torna mais fácil acessar, compartilhar e importar modelos CAD para componentes raros ou proprietários em seus documentos de projeto de PCB.

Como os projetistas de PCB podem extrair dados do software de gerenciamento de estoque de eletrônicos

Os designers que precisam trabalhar com componentes proprietários precisarão de duas coisas para controlar os estoques de componentes e dados CAD: software de gerenciamento de inventário (ou ERP) e suas bibliotecas de componentes em suas ferramentas ECAD. Tradicionalmente, esses sistemas não são sincronizados, e você tem duas opções para colocar seus componentes proprietários em suas ferramentas ECAD:

  1. Use um aplicativo de terceiros para extrair dados da API do sistema de gerenciamento de inventário em um banco de dados temporário e, em seguida, transforme esses dados em bibliotecas para o aplicativo ECAD ou
  2. Puxe os dados diretamente de um servidor OLE DB para as ferramentas ECAD.

Isso é unidirecional; os dados de sourcing podem ser puxados para o software ECAD, mas as atualizações de parâmetros elétricos aplicadas no software ECAD não sincronizam de volta com o software de gerenciamento de inventário por meio do banco de dados. Além disso, nem todos os aplicativos ECAD incluem um recurso para extrair dados de um servidor OLE DB remoto para o software ECAD.

O Altium 365 muda essa dinâmica agindo como o elo entre o seu sistema de gerenciamento de inventário de eletrônicos, o componente de banco de dados proprietário e o Altium Designer. Em vez de pegar dados de um aplicativo de gerenciamento de inventário e copiá-los manualmente em novos componentes, Altium 365 pode sincronizar seus dados de componentes com seu banco de dados interno e hospedar seus componentes na nuvem. Um designer de PCB pode então pegar esses componentes e importá-los diretamente em seus projetos de design de dentro do Altium Designer.

Desenho de uma pessoaDescrição gerada automaticamente com confiança baixa
Como Altium 365 sincroniza o banco de dados de peças criado por seu software de gerenciamento de inventário interno ou software ERP.

O designer não terá que criar uma nova sincronização de volta para o banco de dados original e não terá que se preocupar com a desatualização dos dados do componente. A sincronização também segue as duas direções; os componentes proprietários ou únicos que você criou no Altium Designer podem ser gravados de volta no banco de dados do seu inventário usando um processo alternativo , ou você pode simplesmente confiar no Altium 365 para sincronizar tudo.

Como Altium 365 sincroniza dados de componentes no Altium Designer e bancos de dados internos

O processo de sincronização de um banco de dados interno ou outro banco de dados em nuvem com Altium 365 deve ser familiar para a maioria dos profissionais de TI e corresponde ao usado em aplicativos de espelhamento de banco de dados padrão. Existem quatro etapas de alto nível:

  1. Crie um novo arquivo de sincronização de peças (.PrtSync) no Altium Designer
  2. Selecione um de seus espaços de trabalho Altium 365 como o destino de sincronização
  3. Durante a configuração, selecione colunas em suas tabelas de banco de dados para vincular aos parâmetros de componentes relevantes que você deseja exibir no Altium 365 e Altium Designer
  4. Execute uma sincronização única ou agende sincronizações repetidas

Altium 365 suporta formatos de arquivo DB padrão, como arquivos Access (* .mdb), planilhas Excel (* .xlsx), arquivos CSV (* csv) e interfaces OLE DB baseadas em servidor (por exemplo, Microsoft SQL Server, Oracle, Sybase ASE, etc.). Quaisquer projetos de PCB gerenciados que usam dados de seu banco de dados sempre conterão os dados de componentes sincronizados e atualizados, desde que os projetos e componentes sejam hospedados no mesmo Altium 365 Workspace. Isso dá à sua equipe de design de PCB uma visão clara do sistema de inventário interno do Altium Designer à medida que eles criam seus designs.

Depois que os dados são sincronizados de volta ao seu espaço de trabalho, eles podem ser visualizados no Altium Designer de qualquer lugar ou em um navegador da web por meio de um portal seguro.

Visualização em um navegador da web

Os resultados de um banco de dados de exemplo são mostrados abaixo. Aqui, sincronizei os dados do componente armazenado em um arquivo .mdb interno para o meu Altium 365 com um arquivo .PrtSync. Quando visualizados em um navegador da web, os componentes e dados relevantes podem ser visualizados na área Componentes do meu Altium 365. A visualização é personalizável e funciona da mesma maneira que outros componentes integrados à área de trabalho. O usuário pode exibir parâmetros de componentes específicos em uma tabela e pesquisar os dados do componente, assim como faria em um software de gerenciamento de banco de dados em nuvem padrão ou software de gerenciamento de inventário de eletrônicos internos.

Os dados dos componentes em um banco de dados interno podem ser sincronizados com o Altium 365 e visualizados no Altium Designer.

Observe que o item “estoque” aparece nas informações do componente à direita. As mesmas informações podem ser encontradas para outras peças especiais nesta lista. Além disso, as peças nesta lista podem ser mantidas internamente (ou seja, em um depósito da empresa) ou externamente por meio de um distribuidor especializado. Não importa quem detém os componentes físicos, os designers podem visualizar os dados das peças dentro do Altium 365, desde que possam se conectar ao banco de dados com as informações das peças. O mesmo processo para acessar os dados das peças pode ser usado no Altium Designer.

Visualizando no Altium Designer

Depois de abrir um projeto no Altium Designer, todos os componentes em seu Altium 365 podem ser visualizados através do Painel de Componentes . A partir daqui, um designer pode encontrar componentes que estão armazenados em seu Altium 365 e instantaneamente colocá-los em esquemas ou no layout de PCB. Este painel reflete a visualização do Altium 365 por meio de um navegador da web, mas tudo acontece dentro do Altium Designer enquanto um projeto está sendo criado.

Os dados dos componentes em um banco de dados interno podem ser sincronizados com um Altium 365 Workspace e visualizados no Altium Designer.

Soluções de peças personalizadas no ActiveBOM

Depois que os dados de inventário em seu banco de dados são sincronizados com seu espaço de trabalho Altium 365, você pode exibir esses dados como uma solução personalizada em um documento ActiveBOM. Quando qualquer uma de suas peças personalizadas são adicionadas a um projeto, o ActiveBOM exibirá seus dados de inventário interno na mesma exibição que as informações do distribuidor externo. Esta é uma maneira simples de chamar peças proprietárias ou marcar compras obrigatórias de fornecedores de peças especiais.

As informações de inventário personalizado podem ser exibidas como dados do distribuidor em um documento ActiveBOM.

Ao sincronizar dados de componentes de um banco de dados interno para seu Altium 365, você obtém todos os benefícios de seu software de gerenciamento de inventário interno, mas seus dados estarão acessíveis em uma plataforma baseada em nuvem. O melhor de tudo é que todos os dados em seu Altium 365 (incluindo seus dados de banco de dados, bibliotecas, projetos e gerenciados) podem ser acessados ​​no Altium Designer. Também é compartilhável com terceiros , como seus clientes, designers externos e fabricantes.

Os atuais fabricantes de PCB e projetistas de PCB podem trabalhar juntos para passar pela produção rapidamente, reduzir defeitos e otimizar o fornecimento, graças à plataforma Altium 365 . Esta plataforma exclusiva baseada em nuvem se integra às ferramentas de design de classe mundial do Altium Designer, tornando todos os dados do seu projeto acessíveis ao fabricante e aos colaboradores em um ambiente seguro. Designers e fabricantes podem compartilhar dados de fabricação de PCB, arquivos de projeto e muito mais em uma plataforma baseada em nuvem.

Quer saber mais sobre o Altium 365? Preencha o formulário abaixo e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui