A deformação plástica é aquela em que o produto ultrapassou o regime elástico e não consegue retornar a sua forma original, ou seja, o produto teve uma deformação permanente. Para validações simples e cotidianas, com materiais lineares, estamos acostumados em validar produtos utilizando o limite de escoamento como comparativo, por exemplo. Porém, como devemos proceder se a deformação plástica for um dos propósitos do nosso produto? Neste artigo, você irá saber como proceder usando o SIMULIA dentro da Plataforma 3DEXPERIENCE.
Se pensarmos na indústria automotiva como exemplo, um carro ao colidir em um objeto se deforma justamente para que a estrutura absorva parte dessa energia causada pelo impacto, porém, obviamente, precisamos ter um certo controle, pois a estrutura não pode se deformar tanto a ponto que comprometa a segurança dos passageiros.
Além disso, com o avanço da tecnologia e da engenharia, está cada vez mais comum a indústria prever falhas que podem acontecer no produto, assim como prever o comportamento estrutural, caso o produto saia do regime elástico.
Pensando nisso, preparamos dois vídeos: caracterização de material com curva de plasticidade dentro da plataforma 3DEXPERIENCE e outro com o intuito de demonstrar a capacidade da plataforma 3DEXPERIENCE em resolver análises complexas.
Para saber mais como o SIMULIA dentro da Plataforma 3DExperience pode trazer mais segurança às suas simulações, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo: