Por Gabriela Ribeiro
Com o avanço das novas tecnologias, as demandas da indústria se tornam cada vez mais desafiadoras. Para acompanhar as mudanças de mercado e se manter competitivo, é necessário utilizar ferramentas que acompanhem o processo produtivo da empresa em tempo real, recebendo indicadores que garantam uma melhoria constante.
O APS DELMIA Ortems é uma ferramenta que auxilia nesse sentido, além de permitir simular todos os aspectos da fábrica. Ela também ajuda a responder duas perguntas bem frequentes e preocupantes para gerentes e PPCP: caso uma de minhas máquinas entre em manutenção, conseguirei atender a demanda sem impactar o prazo do cliente ou terei que contratar um terceiro? Além disso, terei impactos nos custos?
Com o Ortems, existe a possibilidade de simulação de maquinário em manutenção durante um período. Com isto, podemos alocar as operações para outra máquina, verificar se o prazo do cliente será impactado e decidir se é mais viável a contratação de um terceiro para efetuar a operação ou se o cliente será atendido com impacto em seu prazo.
É possível, ainda, criar diversos cenários e compará-los. Com isto, a tomada de decisão do PPCP se torna ainda mais assertiva e clara.
Mas nada melhor do que trabalhar com exemplos práticos para mostrar como isso realmente funciona, não é mesmo? Então vamos lá!
Na imagem abaixo, podemos visualizar uma operação que possui sua saída planejada dentro do esperado pelo cliente. Entretanto, a máquina em que ela está alocada entrou em manutenção durante este período.
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Neste cenário, possuímos duas escolhas: podemos efetuar a operação em outra máquina disponível, em que teremos que verificar as operações que já estão sendo feitas e alocá-la em um período correto impactando em sua saída planejada, ou contratar um terceiro e ter um custo acima desta ação.
Qual ação seria mais viável para a sua empresa, neste caso? Com o DELMIA Ortems, existe a possibilidade de salvar as duas simulações e verificar quais serão os impactos de cada uma das decisões.
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Podemos notar que, com a escolha da primeira alternativa (alocação da operação em outra máquina), teremos um atraso de um dia no pedido do cliente e o custo não será impactado.
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Na segunda situação, contratando um terceiro, não teremos atrasos, mas contaremos com um custo mais elevado.
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Conseguimos ainda exibir gráficos do impacto de cada uma das ações e, posteriormente, apresentar ao superior do setor estes gráficos. A partir disto, a tomada de decisão se torna mais fácil e assertiva, já que conta com dados e informações complementares que darão base para justificar qualquer uma das escolhas.
Quer saber como um sistema destes consegue auxiliar você e a sua empresa? Confira a página do produto e, qualquer dúvida, entre em contato com a SKA pelo e-mail [email protected].
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