Por Gabriela Ribeiro
Com o avanço das novas tecnologias, as demandas da indústria se tornam cada vez mais desafiadoras. Para acompanhar as mudanças de mercado e se manter competitivo, é necessário utilizar ferramentas que acompanhem o processo produtivo da empresa em tempo real, recebendo indicadores que garantam uma melhoria constante.
O APS DELMIA Ortems é uma ferramenta que auxilia nesse sentido, além de permitir simular todos os aspectos da fábrica. Ela também ajuda a responder duas perguntas bem frequentes e preocupantes para gerentes e PPCP: caso uma de minhas máquinas entre em manutenção, conseguirei atender a demanda sem impactar o prazo do cliente ou terei que contratar um terceiro? Além disso, terei impactos nos custos?
Com o Ortems, existe a possibilidade de simulação de maquinário em manutenção durante um período. Com isto, podemos alocar as operações para outra máquina, verificar se o prazo do cliente será impactado e decidir se é mais viável a contratação de um terceiro para efetuar a operação ou se o cliente será atendido com impacto em seu prazo.
É possível, ainda, criar diversos cenários e compará-los. Com isto, a tomada de decisão do PPCP se torna ainda mais assertiva e clara.
Mas nada melhor do que trabalhar com exemplos práticos para mostrar como isso realmente funciona, não é mesmo? Então vamos lá!
Na imagem abaixo, podemos visualizar uma operação que possui sua saída planejada dentro do esperado pelo cliente. Entretanto, a máquina em que ela está alocada entrou em manutenção durante este período.
Neste cenário, possuímos duas escolhas: podemos efetuar a operação em outra máquina disponível, em que teremos que verificar as operações que já estão sendo feitas e alocá-la em um período correto impactando em sua saída planejada, ou contratar um terceiro e ter um custo acima desta ação.
Qual ação seria mais viável para a sua empresa, neste caso? Com o DELMIA Ortems, existe a possibilidade de salvar as duas simulações e verificar quais serão os impactos de cada uma das decisões.
Podemos notar que, com a escolha da primeira alternativa (alocação da operação em outra máquina), teremos um atraso de um dia no pedido do cliente e o custo não será impactado.
Na segunda situação, contratando um terceiro, não teremos atrasos, mas contaremos com um custo mais elevado.
Conseguimos ainda exibir gráficos do impacto de cada uma das ações e, posteriormente, apresentar ao superior do setor estes gráficos. A partir disto, a tomada de decisão se torna mais fácil e assertiva, já que conta com dados e informações complementares que darão base para justificar qualquer uma das escolhas.
Quer saber como um sistema destes consegue auxiliar você e a sua empresa? Confira a página do produto e, qualquer dúvida, entre em contato com a SKA pelo e-mail [email protected].