Reduzir o tempo de setup de máquina é um dos principais desafios das empresas atualmente. A diminuição desse indicador garante mais produtividade e, consequentemente, mais economia às linhas industriais como um todo.
Esse assunto, inclusive, foi tratado durante o SKA Connect 2023, no painel “Ecossistema industrial: os benefícios do chão de fábrica conectado”, apresentado pelo gerente de negócios da SKA, Adriano Tavares.
Na ocasião, o especialista recebeu no palco Marco Bomtempo, CEO da Bdois – empresa fabricante de máquinas industriais voltadas para o segmento metalúrgico e de comunicação visual. Ele contou como a sua companhia conseguiu reduzir expressivamente o seu tempo de setup de máquina, dentre outros avanços processuais, a partir da implantação das soluções da SKA.
Continue a leitura para conhecer os detalhes desse case de sucesso.
Ao longo deste texto, você vai conferir:
- O que é setup de máquina?;
- Desafios da Bdois antes de implantar as soluções SKA;
- Como foi o processo de implantação dos softwares?;
- Benefícios das soluções SKA na Bdois;
- SKA é referência em sistemas de automação.
O que é setup de máquina?
O setup de máquina se refere ao tempo que os operadores industriais gastam preparando os equipamentos, ferramentas e matéria-prima antes de iniciarem cada ordem de produção.
Nesse sentido, quanto menor for o tempo gasto com o setup de máquina, mais rápida será a produção como um todo.
Lembrando, é claro, que para que o processo de setup seja realizado com agilidade é necessário que os processos anteriores a ele estejam alinhados e sejam cumpridos corretamente, conferindo qualidade aos ciclos produtivos como um todo.
Sendo assim, a aplicação do conceito de ecossistema industrial – tema já abordado no conteúdo anterior –, acompanhada da implantação de soluções integradoras de tecnologias, se torna essencial para que todas as áreas da empresa consigam se comunicar e executar suas funções com êxito.
Conforme Adriano, “sistemas que não se conectam e que não são interligados com inteligência tendem a gerar um gargalo produtivo, um gargalo no negócio”.
E foi nesse contexto que o CEO da Bdois, Marco Bomtempo, contou os benefícios que a sua empresa está obtendo com a implementação das soluções de tecnologia da SKA para interligar seu departamento de engenharia com o chão fábrica.
Desafios da Bdois antes de implantar as soluções da SKA
Conforme Marco, o grande desafio da Bdois é atender o prazo de entrega dos clientes de engenharia complexa no menor tempo possível, administrando com agilidade e qualidade a produção de um volume aproximado de 35 mil peças/mês.
“Das 35 mil peças/mês que produzimos, 70% delas são variáveis e giram de 2.000 a 2.500 ordens de produção/mês dentro da nossa fábrica. Controlar esse volume de produção dentro de um prazo tão curto é um grande desafio para nós, pois demanda a integração da nossa engenharia com o nosso chão de fábrica”, explica.
A necessidade de capacitar e conscientizar as pessoas sobre o uso das novas tecnologias também foi outro desafio destacado por Bomtempo. “Esse projeto tem muito mais do que método, é uma resiliência, pois também precisamos engajar as pessoas nesse processo de transformação”, completou.
Como foi o processo de implantação dos softwares?
Conforme Marco, o projeto de transformação digital da Bdois em parceria com a SKA, iniciou em 2018. “Começamos a transformar um configurador simples que nós tínhamos em um configurador de produtos mais integrado com nosso ERP. Foi um processo de adaptação”, contou.
O administrador detalhou que em 2020 foi desenvolvido um projeto de melhoria para esse configurador com o objetivo de integrá-lo com outras fontes de dados.
“Em 2022, iniciamos a ação dentro do chão de fábrica, levando o SYNECO para dentro da fábrica, sensoriando e trazendo o desenho já integrado ao masterlink e ao Lantek, de uma maneira integrada”, especificou.
Benefícios das soluções SKA na Bdois
Além disso, Marco conta que a partir da implantação da solução SOLIDWORKS da SKA na Bdois, o setor de engenharia conseguiu se comunicar com mais facilidade e confiabilidade com a fábrica. O administrador ressaltou que depois que a fábrica passou a receber os projetos de engenharia via sistema Lantek da SKA, a produção conseguiu reduzir erros e se tornar mais ágil, podendo comparar também o que foi “previsto x realizado”.
Mas o grande benefício comemorado por Marco e toda a equipe da Bdois foi a redução em 60% do tempo de SETUP da sua produção, após a implantação do SYNECO, sistema MES da SKA. “Quando começamos a tratar as nossas interrupções, conseguimos reduzir assustadoramente o tempo de setup. Isso está muito ligado às pessoas também, à cultura e à disciplina dos nossos colaboradores que estão engajados em fazer acontecer”, ressaltou.
Bomtempo completou que antes da Bdois contar com o sistema MES da SKA a empresa alcançava 24 a 25% de eficiência e que, hoje, está chegando em 80%, em média. “Já temos puncionadeiras, por exemplo, que chegam a 90% de eficiência”, destaca.
SKA é referência em sistemas de automação
A jornada de transformação digital da Bdois, conduzida pela SKA, está melhorando de maneira expressiva os indicadores industriais da Bdois e respeitando a cultura do negócio.
Controlar a produção através do uso do software APS DELMIA Ortems de planejamento de manufatura avançada é um dos próximos passos desse projeto que tende a otimizar ainda mais o tempo de setup de máquina, dentre outros KPIs de desempenho da companhia.
Gostou do case da Bdois e ficou interessado em implantar as soluções da SKA no seu negócio? Fale com nossos especialistas!
Leia mais: