O juiz federal Sergio Moro foi aplaudido de pé e ovacionado por quase 2 mil espectadores que lotaram o Teatro Feevale na noite desta terça-feira, 21, para prestigiar sua palestra sobre o “Enfrentamento da Corrupção Sistêmica”, evento inédito no RS. Ao longo de quase duas horas, o juiz falou sobre seu trabalho à frente da Operação Lava Jato. “Ela transcende em muito a relevância de um processo criminal. A Operação tem algo a dizer a respeito da qualidade da nossa própria democracia”.
O juiz federal destacou a importância da união dos poderes e da sociedade no combate aos esquemas de corrupção. “Tenho dito que o funcionamento da justiça criminal frente à corrupção sistêmica é necessária, mas não suficiente. Exige muito mais do que a justiça, porque nem todos os crimes serão descobertos, nem todos serão provados, e podem ter casos que mesmo provados, a Justiça não consiga dar resposta. É necessário que outras instituições atuem, como Executivo e Legislativo”, comentou. “E o setor privado também tem papel fundamental”, ressaltou ele.
O que precisa ser feito para o fim da corrupção sistêmica?
Acreditando que um país sério se faz com regras sérias, e na necessidade de relações público privadas honestas e transparentes, a SKA apoia o combate à corrupção sistêmica e à impunidade.
Moro lembrou que este ano e no ano passado, milhões de pessoas saíram às ruas no Brasil. “Inegavelmente, uma bandeira comum era o repúdio a esse quadro de corrupção sistêmica. Nesse quadro, o apoio da opinião pública e a participação da sociedade civil, da população é essencial para que possamos superá-lo”, ressaltou o juiz federal.
O trabalho da procuradoria e da Justiça no país foi destacado. “A corrupção sempre vai existir, mas a corrupção sistêmica é factível enfrentar, mas é preciso mobilização cívica. Há boas esperanças para o Brasil. Não é uma doença, é um comportamento humano e pode ser modificado”, avaliou Moro.
O evento foi uma promoção da Rádio ABC 900, com realização do Grupo Sinos. Apresentação da Fecomércio Sindilojas e patrocínio da SKA e Doctor Clin.