Uma empresa com uma ideia inovadora e que vem ganhando força nos últimos anos. Essa é a Revo, comprometida com o desenvolvimento de próteses para reabilitação de pacientes amputados. Através de um time de pesquisa e desenvolvimento qualificado, eles desenvolvem desde o projeto, até a concepção da prótese ortopédica, batizada de Revo Foot.
Como o projeto de prótese ortopédica é realizado?
A Revo foi concebida com o objetivo de reduzir o preço final das próteses. Lucas Strasburg Ferreira, diretor e idealizador da empresa, argumenta que como esse tipo de equipamento não é fabricado no Brasil, o custo para quem necessita desse tipo de auxílio é muito alto, em razão dos materiais utilizados na fabricação, das taxas de importação, do câmbio, da tradição das fabricantes e do próprio preço do produto.
O Revo Foot, prótese para substituição do pé humano em casos de amputação, possui uma linha de trabalho para próteses infantis em plástico PET reciclável e uma mais robusta, com material especial para pacientes adultos, além de outros componentes de ortopedia. “A gente sempre teve uma ideia muito social. O registro desse tipo de mercadoria é muito caro, e esse investimento tem que retornar de alguma forma. Ainda assim, temos a perspectiva de trabalhar com uma linha secundária, com próteses custando cerca de R$ 800”, prevê Ferreira. Alguns produtos importados podem custar cerca de R$ 5 mil.
O projeto das próteses é desenvolvido no SOLIDWORKS, fornecido pela SKA. Lucas conta que eles fazem a simulação de como a prótese irá se portar dentro do SOLIDWORKS Simulation, que permite ver os pontos onde são necessários fazer ajustes e reforços, para então produzir o protótipo final. “O resultado sai praticamente 100% e o paciente precisa apenas testar na prática.
O SOLIDWORKS nos ajuda a não nos perdermos ao longo do caminho e fazer o ajustes precisos”, comemora Lucas. Existem dados da percepção do prótese pelo usuário que apenas o teste de campo pode fornecer, mas os resultados obtidos no Simulation embasam, aprovam e garantem a segurança total no uso do equipamento pelo paciente. Os conceitos inovadores das próteses aliam tecnologia em materiais e projeto às características naturais do pé humano durante o processo de marcha, propiciando uma sensação única ao paciente durante o seu uso.
O belo trabalho de inovação em desenvolvimento protético da Revo já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, como a nomeação do projeto no TR35 Brasil, do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e participação no programa Braskem Labs, além de diversos outros prêmios no Brasil e no exterior.