Lucas Moreira
Gestão de Projetos na SKA
Em inúmeras etapas de diversos processos de fabricação diferentes, se faz necessário a configuração da máquina para que o operador possa realizar uma operação. O tempo gasto para essa configuração chamamos de setup. E você sabe quanto tempo sua máquina fica parada por conta do setup? É isso que vamos ver hoje neste artigo.
São vastos os parâmetros no processo que causam um setup. Podemos ter esse tempo gasto quando mudamos o comprimento do item, diâmetro da peça, cor do produto e peso, por exemplo.
Poder programar as operações do roteiro das ordens de produção de forma eficiente reduzindo esses tempos de trocas é fundamental para reduzir o lead-time de fabricação e obter maior disponibilidade de máquina. Afinal, máquina parada não está produzindo!
Neste artigo veremos como o APS DELMIA Ortems, pode ajudar você a otimizar o sequenciamento das operações reduzindo o tempo gasto em setup.
O Ortems permite que você crie uma matriz com os tempos de trocas de setup conforme alteram os valores dos parâmetros.
Assim, é possível obter todas as variações das trocas e tempos.
Na tela do Gantt de máquinas do Ortems, é possível visualizar os tempos de troca quando existentes e clicando sobre eles acessamos as informações referente ao motivo da troca.
Utilizando o setup como uma restrição do processo associado à seleção do critério de otimização de setup, o Ortems otimiza a sequência das operações das ordens buscando minimizar os tempos de troca.
Para saber mais sobre novas tecnologias e estar conectado à indústria 4.0 para aumentar a eficiência dos processos e a produtividade da sua fábrica, fique ligado no nosso blog. E para saber mais sobre como o APS DELMIA Ortems pode otimizar os processos no seu chão de fábrica, preencha o formulário abaixo: