domingo, 22 de dezembro, 2024
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Quais cuidados devo ter com a minha licença EDGECAM?

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Por Rodrigo Machado

Considerando que o licenciamento é o core de um software, é ele quem determina a quais módulos e recursos dos produtos o usuário tem acesso por exemplo. No final das contas, um software sem licenciamento, é um software parado.

Se o programa é responsável por automatizar processos produtivos da nossa empresa, qualquer falha ou atraso neste processo pode acarretar perdas significativas de tempo e dinheiro.

Por isso, temos uma série de cuidados que precisamos aplicar com a licença do EDGECAM. Para nos certificar de que ele funcione integralmente, e que mesmo que sejam necessárias alterações de ambiente ou processos, seja possível mantê-lo ativo.

O EDGECAM possui 2 tipos comuns de licenciamento, o Local (Standalone) e o Em Rede (Network), em ambos o formato da licença é Virtual,sendo um conjunto denumérico exclusivo, que no momento da sua ativação registra uma série de informações do computador onde está sendo ativada, e carrega esses dados para o servidor do fornecedor, que devolve uma informação chamada lock code. Este processo é a soma dos dados informados, para que a chave virtual crie uma linha exclusiva e rastreável para o cliente EDGECAM.

Citei aqui alguns termos exclusivos para produtos Hexagon (Desenvolvedor do EDGECAM), mas deixarei um glossário logo mais sobre estes termos.

Figura 1 – Imagem ilustrando codificação de segurança.

OBS. Essas informações trocadas e cadastradas, são recursos comuns e usuais em licenciamentos desta natureza, são ações totalmente sigilosas e legais. Se precisar saber mais, procure nosso time de Suporte Hexagon.

Já que comentamos como funcionam e qual é seu cuidado, ainda necessitamos abordar os cuidados.

Começaremos comentando os cuidados instalando uma licença Local (Standalone).

Nota: É importante dizer neste momento que Licenças com chave – as chaves USB (dongles) para uso com licenças com chave não são mais disponíveis para novas instalações.

Para ativação é necessário ter internet no computador. Para novas instalações em um computador que será licenciado pela primeira vez, o Gerenciador de Licença o guiará processo de licenciamento e cadastro de dados para tornar o software funcional e gerar exclusividade

Se você não tiver acesso à Internet, consulte o time de Suporte da SKA.

Destacamos que você só pode instalar a licença depois que o software estiver instalado em seu computador.

Nesta fase de uso, é de extrema importância que o computador onde a licença está ativa, não sofra nenhum tipo de alteração ou formatação das configurações de hardware e alguns softwares, pelo fato de que essas informações foram responsáveis pela criação do lock code, lembra?

A alteração destas informações pode bloquear a licença do produto. Caso você tenha mais dúvidas quanto as boas práticas, o Suporte SKA pode fornecer uma lista com essas informações.

Abaixo temos uma lista de termos chave para esse momento de configuração do software.

CLS

É o nome do sistema de licenciamento.

Severcode

Consiste no número de 24 dígitos exclusivo para cada configuração de licença. Ele é inserido no gerenciador de licenças CLS e na página da web de ativação manual da licença ao ativar e/ou gerar uma nova licença.

Serial de ativação (Severcode) de exemplo: 1234-5678-2345-6789-3456-7890

Lock Code

Uma string (termo usado para referenciar uma variável de texto no livre em lógica de programação) alfanumérica de 16 dígitos que é exclusiva para cada PC e chave de hardware.

Exemplo de código de bloqueio (lock code) para uma licença virtual: 14- * 1FUN4RT8CXRDBCA

Lock Selector

Um conjunto de caracteres exibidos antes do caractere ‘*’ do código de bloqueio. Os tipos de seletor de bloqueio são:

14 – Licenças sem chave (Keyless licenses.)

80 – Chaves USB de ID de computador (Computer ID USB keys.)

100 – Chaves de hardware (sem suporte) (USB) (Legacy hardware (USB) keys).

Arquivo de Licença

Um arquivo de texto que contém os detalhes da licença para um computador ou servidor específico. O nome do arquivo de licença é o código do servidor com uma extensão de arquivo .clss para licenças independentes e .clsn para licenças de rede.

Exemplo de nome de arquivo de licença independente: 1234-5678-2345-6789-3456-7890.clss

Nota: Arquivos de licença mais antigos podem ter a extensão de arquivo .one.

Código de recuperação (Recovery Code)

Um código exclusivo que permite que um arquivo de licença sem chave existente seja usado se o código de bloqueio do PC for alterado após a formatação do disco rígido.

Validade de manutenção

A data em que o contrato de manutenção atual irá expirar. As versões de software emitidas antes da expiração da manutenção podem ser executadas, mas o acesso às versões emitidas após a expiração da manutenção será negado. A data de validade da manutenção é atualizada, normalmente conforme acordo comercial (para detalhes, consultar o representante de sua região), quando o contrato de manutenção é renovado.

Expiração/Versão de manutenção

A licença do produto terá uma data de expiração de manutenção ou uma versão.

Expiração de manutenção – A data em que o contrato de manutenção atual irá expirar. As versões de software emitidas antes da expiração da manutenção podem ser executadas, mas o acesso às versões emitidas após a expiração da manutenção será negado.

Versão – a versão específica do produto que pode ser executada com esta licença.

Vencimento da Licença

A data em que a licença expirará e o acesso ao software cessará. Quando a expiração da manutenção é renovada, a expiração da licença é atualizada.

De posse dessas informações, é importante sabermos como salvar a licença, em caso de troca de computador, ou necessidade de formatação ou troca de hardware. Nós chamamos este processo de Revoke, ou Revogação.

O que é revogação de licença?

A revogação de licença permite que as licenças do produto sejam removidas permanentemente de um Computador Servidor ou Computador Autônomo para que possam ser instaladas em outro. Normalmente, esse processo é usado ao desativar um Computador Servidor ou mover algumas ou todas as licenças para um novo em um local diferente.

1. O License Manager não lista o servidor de licenças de rede

Depois de usar a opção Pesquisar rede do menu Servidor no Gerenciador de licenças, o servidor de licença de rede ao qual deseja se conectar não está listado.

Verifique se a porta UDP 5093 (reservada pelo Sentinel RMS) não está bloqueada pelo seu roteador de rede.

2. Meu computador não consegue acessar o servidor Hexagon para atualizações de licença e software

Seu PC pode ter acesso restrito à Internet e o acesso aos servidores da Hexagon pode estar bloqueado.

Se você tiver uma configuração de servidor proxy, poderá configurá-la para permitir acesso aos servidores Hexagon usando o menu Ferramentas ► opção Configuração de proxy da Internet no Gerenciador de licenças.

Configurando um servidor proxy

Os servidores proxy podem ser implementados em seu site para restringir os sites e serviços online que são disponibilizados para os PCs em rede.

O acesso à Internet é exigido pelo CLS para o download de arquivos de licença, revogação de licença independente e notificações do cliente. Se uma configuração de servidor proxy estiver em vigor, o acesso pode ser restrito e o CLS pode não conseguir se comunicar com o seu PC.

Se o seu PC pode se conectar à Internet, mas não pode se comunicar com nossos servidores porque um servidor proxy está instalado, você pode usar o menu Ferramentas ► comando Configurações do servidor proxy para configurar o acesso.

Você pode precisar da ajuda de seu departamento de TI para fornecer as informações necessárias para configurar o servidor proxy.

Quer ver mais conteúdos como este sobre nossas soluções que podem fazer a diferença para a sua empresa? Entre em contato com a SKA pelo e-mail [email protected] e vamos conversar!

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