quinta-feira, 23 de janeiro, 2025
SKA: acesse o site
Início Artigos técnicos Como a programação offline de processos de dobra impacta nos indicadores OEE

Como a programação offline de processos de dobra impacta nos indicadores OEE

0
Indicadores OEE Lantek
Imagem: Divulgação/ SKA

Em todo o chão de fábrica, uma opinião quase unanime chama a atenção e está amplamente voltada aos processos de dobra. Em tese, estes procedimentos, que estão mudando em especial a forma como a indústria tem atuado para a programação offline de dobra, normalmente são grandes sinais de gargalo, tanto para os desafios diários relacionados a praticidade quanto para a qualidade do trabalho. E dentro disso os indicadores OEE podem ser impactados.

Inclusive, em muitos cenários a programação ocorre diretamente no centro de trabalho, contando muito com a experiência e o conhecimento do operador. Neste processo, é verificado com o profissional a possibilidade de dobra das peças, em alguns casos, executando peças sacrifício, ou seja, o material que será descartado posteriormente.

De um modo geral, o fluxo desses processos envolvem e impactam diretamente a produtividade e eficiência (OEE) dos postos de dobra – além dos dados de preparação, programação de dobra, peças de sacrifício, etc. Outro agravante pode estar relacionado às questões de setup, que é um ponto de grande impacto, pois além da programação, este quesito por vezes também é avaliado pela expertise do operador para o sequenciamento de múltiplas peças de dobra.

Mas o que são indicadores OEE?

OEE é a sigla de Overall Equipment Effectiveness, que traduzida para o português significa “eficiência geral do equipamento”. De um modo geral, esse indicador visa mensurar o quanto da capacidade produtiva dos recursos fabris está sendo bem empregada ou desperdiçada.   

Calcular e analisar o indicador de OEE é o melhor caminho a ser adotado pelas indústrias a fim de compreender os gargalos, planejar e executar melhorias e, assim, alcançar melhores resultados produtivos. 

Afinal, qual o impacto real nos indicadores OEE?

Avaliando as etapas do processo, desde sua preparação até a execução, percebe-se que além dele se tornar oneroso, podemos notar que o centro de trabalho estando inoperante devido aos procedimentos, impacta diretamente nos indicadores OEE. Mas quais seriam estas etapas? Como elas são classificadas? Vamos conferir esses dados na figura abaixo.

indicadores OEE
Figura 1 – Ocupação de etapas e desafios

Leia mais:

E pensando nessas demandas e desafios que foi lançado o Lantek Bend 3D, uma solução que suporta vários formatos de desenhos 3D e 2D, realiza a programação de máquinas de dobra CNC, e até mesmo para máquinas CN.

indicadores OEE
Figura 2 – Lantek Bend 3D

Como o Lantek Bend 3D pode impulsionar os processos de dobra?

O Lantek Bend 3D é uma solução multi máquinas/fabricantes, assim como todos os demais módulos do Lantek, visando trazer mais agilidade à programação de dobra. A preparação, simulação e viabilidade de processo será calculada pelo sistema, proporcionando mais assertividade de ponta a ponta.

Uma vez parametrizadas as máquinas, qualquer usuário treinado em sua utilização do programa, mesmo com pouca experiência no processo, poderá executá-lo de forma precisa.

O sistema analisa toda a viabilidade de dobra, eliminando assim ‘as peças de sacrifício’, possibilitando assim a visualização em sua programação toda. Além disso, é possível mensurar qualquer colisão no sequenciamento de dobra, como também se a aba excede a força de máquina.

No entanto, a troca de ferramentas é otimizado pelo próprio sistema, enquanto a sequência da produção de peças, utilizando o mesmo setup, reduz as paradas de máquina maximizando a produção.

indicadores OEE
Figura 4 – Otimização de processo e setup

A máquina em curso, sendo ou não de programação CNC, chamadas máquinas CN, são contempladas também, pois o Lantek Bend em cada finalização de programa gera toda a instrução de dobra, assim como os valores de cada eixo que o operador deve inserir. Salvando a programação CNC, o sistema também salva o arquivo 2D do desenho planificado corrigido, de acordo com o fator K e o ferramental utilizado no processo.

indicadores OEE
Figura 5 – Folha de processo

indicadores OEE
Figura 6 – Instrução de dobra

Em suma, o Lantek Bend 3D não tem apenas o objetivo de agilizar o processo de programação, mas também aumentar a produtividade (OEE) dos postos de dobra. Com isso, sendo capaz de reduzir desperdícios, otimizando o seu processo, e garantindo a qualidade de fabricação.

Impulsione a indústria 4.0 com a SKA

Referência na implementação de soluções para a indústria 4.0, a SKA pode te ajudar a elevar o nível de seus processos. Quer saber mais sobre o Lantek Bend 3D? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e faça você mesmo a transformação digital da sua empresa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui