Na última quinta-feira, 26 de maio, foi realizada a cerimônia de encerramento da primeira edição do Code the Future, projeto da SKA em parceria com o Senac voltado a desenvolver jovens mulheres na tecnologia. Na ocasião, as 10 participantes apresentaram o projeto que desenvolveram ao longo dos dois meses e meio de curso. Uma comissão avaliadora indicou os dois trabalhos que se destacaram nos quesitos melhor apresentação e melhor projeto: Bárbara Dapper e Julia Yume, respectivamente.
O curso, por possuir um viés prático desde a primeira aula, fez com que as estudantes pensassem em problemas do cotidiano que pudessem ser solucionados a partir de coleta gerenciamento de dados. Em cada aula, era desenvolvida alguma competência necessária para o prosseguimento de uma das etapas do projeto das alunas, como lógica de programação, JavaScript e Angular.
As estudantes realizaram as suas apresentações no formato de pitch com duração de 5 minutos. Na oportunidade, estiveram presentes as mentoras do projeto (as desenvolvedoras full stack Eduarda Vargas e Jhenmilly Mendes e a tester Nicole da Silva), a coordenação e alguns dos professores do corpo docente do curso técnico em informática para internet do Senac São Leopoldo e representantes da SKA.
Para Eduarda Vargas, “foi uma oportunidade muito bacana, tanto profissional quanto pessoal para todas nós. Foi nosso primeiro contato em desenvolver um projeto do zero, colocar ele para rodar e ver a evolução das estudantes. Para as meninas do SENAC com certeza foi enriquecedor, por terem um contato com o mercado e as tecnologias atuais tão cedo. O Code the Future teve 2 pilares principais: criar o contato entre as jovens e as empresas desde cedo e tentar inserir mais mulheres no mercado de trabalho de tecnologia. A gente luta tanto por ter um ambiente mais diversificado, mas também sabemos que é preciso incentivar e fazer esse tipo de movimento como empresa”.
A comissão avaliadora foi composta pela gerente de Marketing da SKA, Camila Reinheimer, o analista e coordenador do Programa 3 mil Talentos TI do Senac São Leopoldo, Ederson Felipe da Silva, o gerente de Customer Success e Suporte da SKA, Everton Godoy e o gerente de desenvolvimento de produtos da SKA com ênfase nos produtos MES, Ricardo Cardoso.
Conheça um pouco mais sobre os projetos vencedores:
Melhor apresentação: Postando – Bárbara Dapper
“Quanto dinheiro extra estamos gastando com gasolina ao não comparar com outros postos da região?”. Foi com esta pergunta que Bárbara iniciou sua apresentação. A aluna trouxe um problema comum a muitas pessoas: a dificuldade em encontrar o posto de gasolina com os valores mais baixos.
A partir do Postando, os usuários poderiam cadastrar as informações de valores dos postos de gasolina da região e acompanhar as informações que outras pessoas compartilham, para facilitar na hora da escolha do consumidor.
Melhor projeto: Easy Peasy – Julia Yume
O slogan do projeto, “praticidade para sua viagem”, já representa para o que ele foi feito: tornar alguns processos de viagem mais práticos para que o usuário possa viajar com mais tranquilidade.
Com o Easy Peasy, seria possível cadastrar os itens que você está levando dentro da sua mala para que o peso seja calculado, e problemas como ultrapassar o peso da bagagem não ocorram. Futuramente, o objetivo é que o site transforme esta relação em um checklist, para que outro problema bastante comum às viagens – itens perdidos – também seja mais difícil de acontecer.
Sobre o projeto
O projeto Code the Future visou capacitar estudantes no âmbito das tecnologias que mais possuem oportunidades em aberto, considerando a defasagem de mão de obra que o mercado de tecnologia enfrenta. O público-alvo do projeto é de pessoas que se identificam com o sexo feminino, para incentivar o ingresso delas na área de programação.
A ideia central foi introduzir o conceito de indústria, suas problemáticas e as soluções propostas pela SKA neste âmbito. A partir disto, as estudantes desenvolveram um projeto baseado no sistema de coleta MES (Manufacturing Execution System), aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como utilizar ferramentas e linguagens de programação atuais.