Para obter um melhor sequenciamento ou planejamento de produção, é comum que as empresas demandem a simulação de seus processos. Essa ação evita falhas nas operações e, consequentemente, confere economia e agilidade ao chão de fábrica.
Tal processo pode ser bastante trabalhoso e demorado quando executado via Excel ou Project, por conta das restrições e critérios que cada uma dessas ferramentas considera para funcionar.
Nesse sentido, o sistema APS DELMIA Ortems, fornecido pela SKA, é a solução para otimizar e inovar o planejamento das operações fabris.
Continue a leitura para conhecer os detalhes e vantagens dessa ferramenta.
O que é planejamento de produção?
O planejamento de produção é uma etapa indispensável para o sucesso de uma fábrica.
É neste momento que são definidas as máquinas que serão utilizadas, os operadores envolvidos, os cronogramas de entrega e a quantidade de itens que serão produzidos em cada pedido.
O objetivo principal é atender o calendário de PCP (Planejamento e Controle de Produção), conferindo previsibilidade, redução de custos e agilidade aos processos do chão de fábrica.
Desafios do gerenciamento de máquinas
Um dos grandes desafios de gerenciar os dados do chão de fábrica via Excel é o controle da produção das máquinas, visto que elas podem realizar a mesma operação em tempos e prioridades diferentes.
Por conta disso, uma máquina pode entregar um melhor desempenho que a outra, e a alocação das ordens de produção nos respectivos grupos de maquinários pode se tornar uma decisão bastante complexa de ser executada por meio de planilhas manuais.
Nesse caso, automatizar o processo pode resolver a problemática.
Planejamento de produção de máquinas facilitado
O APS DELMIA ORTEMS, de forma automática, consegue executar a alocação das ordens de produção no melhor cenário possível, otimizando o tempo de produção das operações.
O seu módulo “Data Module’’, descreve a “Lista de Máquinas Utilizáveis’’. Ele determina quais maquinários estão aptos a executar a operação, possibilitando a configuração do tempo e a quantidade de peças que a máquina irá produzir, como no exemplo abaixo:
Na imagem acima, existem duas injetoras que podem executar a mesma operação. Entretanto, uma realiza em uma hora e a outra em duas horas (indicado em ‘’Cód. base tempo’’).
Além das quantidades produzidas durante o período serem divergentes, enquanto uma realiza uma peça, a outra contempla quatro unidades (indicado em ‘’Duração para CBT’’).
Distribuição de operações e prioridade de máquinas
No APS DELMIA Ortems, também é possível indicar que uma máquina tem prioridade que a outra. Sendo assim, se houver disponibilidade no momento da distribuição das operações, a prioridade será direcionada para ela (indicado em ‘’Prioridade’’).
É comum que algumas fábricas possuam máquinas excepcionais, as quais são consideradas como máquinas reservas para eventuais necessidades.
Ao fazer o planejamento de produção de máquinas dentro do APS DELMIA Ortems, é possível indicar que um maquinário possui tal condição e, dessa forma, ela não será considerada no sequenciamento.
Otimize o planejamento de manufatura
Você que leu o nosso conteúdo na íntegra, percebeu que o planejamento de produção pode se tornar muito mais rápido e assertivo com a ferramenta APS DELMIA ORTEMS?
Além de sugerir o melhor cenário para a sua linha produtiva e possibilitar a simulação de cada etapa de trabalho, a solução considera os mais variados critérios, características e restrições das máquinas.
Ficou interessado em aplicar essa tecnologia no seu chão de fábrica? Fale com os nossos especialistas!