Quando falamos de projetos elétricos, o principal desafio nesse sistema é, sem dúvida alguma, a dificuldade em criar uma estrutura de biblioteca. Como sabemos, um banco de dados vai muito além da construção de circuitos, abrangendo também a padronização de templates, projetos, circuitos e layouts. Com isso em mente, o SOLIDWORKS Electrical se destaca pela organização em diferentes tipos de bibliotecas.
Continue a leitura e confira:
- Bibliotecas gráficas;
- Bibliotecas de fabricantes;
- Bibliotecas de personalizações.
Bibliotecas gráficas
Nas bibliotecas gráficas do SOLIDWORKS Electrical, são gerenciados principalmente três elementos: símbolos, layouts 2D e formulários.
O gerenciamento de símbolos, por sua vez, foca na representação, total ou parcial, de dispositivos elétricos, que incluem simbologia multifilar e unifilar em diferentes com normas como IEC, ANSI, JIS, GB CHINESE. Esses símbolos são essenciais para a criação de esquemas precisos e padronizados.
Enquanto isso, o layout 2D refere-se à representação dos componentes dentro de um painel ou gabinete, incluindo suas dimensões exatas, o que facilita a visualização e a montagem física dos componentes.
Leia mais artigos sobre SOLIDWORKS Electrical
As representações de formulários, essenciais para manter a organização visual e a clareza, concentram-se nas páginas do projeto, como capas, folhas de esquemático, entre outras. Cada uma dessas representações podem ser organizadas em diferentes classes e enriquecidas com propriedades específicas, o que facilita a gestão e o cadastro dos elementos.
Além disso, dentro de cada biblioteca, é possível importar arquivos DWG e DXF. Isso permite o reaproveitamento de conteúdos legados, possibilitando a personalização da biblioteca de acordo com as necessidades do projeto.
Bibliotecas de fabricantes
As bibliotecas de fabricantes no SOLIDWORKS Electrical são organizadas em duas categorias principais: referência de cabos e peças de fabricante. Na criação de cabos, por exemplo, é possível montar um catálogo com informações essenciais, como diâmetro, tensão, seção, entre outras especificações técnicas.
Por outro lado, o gerenciamento de peças foca nas informações dos componentes elétricos, incluindo referências comerciais e dados técnicos, como número de terminais, corrente, potência, entre outros.
Em ambas as ferramentas, há a opção de sincronizar os catálogos com o sistema ERP interno da empresa, facilitando a integração e a atualização das informações. Além disso, é possível associar ilustrações 2D e 3D às peças do fabricante, melhorando a visualização e o detalhamento dos componentes.
Além de criar peças e símbolos, é possível fazer o download de referências comerciais diretamente pela plataforma online Electrical Content Portal, que oferece mais de 90 milhões de peças disponíveis, sem limite de downloads.
SOLIDWORKS Electrical: Bibliotecas de personalizações
Por fim, as bibliotecas de personalizações no SOLIDWORKS Electrical são organizadas em quatro principais gerenciamentos: tipos de terminações de fios, biblioteca, classificação e tipos de terminais. Essas organizações têm como objetivo personalizar os demais gerenciamentos, como os de simbologia, peças, cabos, entre outros já mencionados.
As bibliotecas permitem definir grupos (classes e subclasses) nos quais os elementos elétricos são armazenados, facilitando a organização e o acesso.
No que diz respeito aos tipos de terminais, é possível definir formatos específicos encontrados em diversos componentes, como terminais ilhós, forquilha, pino, entre outros. Essas personalizações de terminações de fio são gerenciadas nos componentes e nas peças de fabricante (como bornes), possuindo atributos específicos que permitem a propagação de seus dados no projeto.
Um relatório dedicado, sintetiza todos os tipos de bornes de fio utilizados no projeto elétrico, proporcionando uma visão clara e organizada. Essas personalizações não apenas melhoram a agilidade no acesso aos componentes de mercado, mas também aceleram a criação de projetos padronizados
Para saber um pouco mais sobre os benefícios de uma padronização dentro do SOLIDWORKS Electrical assista o vídeo abaixo:
Eleve o patamar da sua empresa conosco
Desde 1989, a SKA segue impulsionando a indústria e sendo cada vez mais protagonista na América Latina. Fale AGORA com um de nossos especialistas e inicie a transformação da sua empresa.
*Texto original escrito por Samara Machado, Engenheira de Aplicações de SOLIDWORKS Electrical, e adaptado por Eduardo de Souza Bento, Jornalista na SKA.