terça-feira, 5 de novembro, 2024
Início Institucional Os principais problemas das engenharias

Os principais problemas das engenharias

0
Por Alexandre Gonçalves
Engenheiro de Aplicações da SKA

Quando falamos sobre problemas de engenharia, nos vem à mente problemas de gestão de pessoas e equipes, prazos de entrega de projetos, orçamentos errados, etc., porém, para uma empresa de CAD/CAM, os problemas são outros e se somam aos já existentes.  Infelizmente não poderemos ajudar muito com gestão de pessoas, mas podemos dar “alguns palpites” sobre prazos de entrega, orçamentos, etc. Principalmente se você gestor ou projetista identifica no software estes problemas.

Costumo dizer que todos os problemas relacionados a software e engenharias começam com uma peça e o que quero dizer é que uma peça mal construída representa dificuldades em alterações futuras, reaproveitamentos, etc. Agora, some a esta peça mal construída outra e mais outra, e chegaremos a mil ou dez mil peças mal construídas que tornarão quase impossível o reaproveitamento e alterações de projeto. Se alguma vez você ouviu ou mesmo disse a seguinte frase: “É mais fácil fazer de novo do que reaproveitar! ”, saiba que sua engenharia está com sérios problemas na construção de peças.

Ao contrário de que se pensa, uma peça não pode ser feita de qualquer jeito quando o objetivo de uma empresa e engenharia for o reaproveitamento de projetos. Essa peça (peças) precisam de um método construtivo empregado por todos para que possa ser reaproveitada facilmente. Se preocupar com uma peça (e todas as demais) é o início de tudo, quando o assunto for prazos de entrega, pois com um método construtivo fica mais fácil salvar como e alterar… ou copiar uma pasta e alterar o projeto, ou ainda aplicar equações, parâmetros e Driveworks.

Para orçamentos, a dificuldade está em trabalhar com grandes montagens de forma rápida, reunindo em um grande arquivo várias partes de uma máquina para determinar quantidade de peças, pesos, custos, etc. E para orçamentos, peças mal construídas também são um problema, pois quando mal construídas elas “se tornam” mais pesadas, ou seja, tem um tempo de reconstrução/carregamento maior. Claro que uma peça que leva 1 segundo para abrir não representa muito tempo, mas quando tempos 1000 peças que “pesam” 1 segundo cada, o tempo de abertura e reconstrução da montagem se torna muito alto. A solução é a mesma que para reaproveitamentos: peças bem construídas (com um método construtivo) são mais “leves” e tornam as montagens mais leves ou rápidas de serem abertas e manipuladas. Para saber se você tem esse problema, basta observar o tempo de abertura de uma montagem. Vou citar um exemplo enfrentado por um cliente nosso: Uma montagem com 14 mil componentes levava 9 minutos para abrir. Após fazermos uma avaliação da montagem, corrigirmos os erros e aplicar alguns métodos de abertura de arquivos, o tempo caiu para 1 minuto e 37 segundos.

Como mencionei, a forma mais rápida e fácil de resolver os problemas é através de “um método construtivo”. Para se chegar a este método, somente com um treinamento especifico sobre esse assunto para todos os projetistas. Em um primeiro momento, treinamento pode ser visto como custo, porém os ganhos em produtividade são grandes, acompanhado da solução para estes dois grandes problemas enfrentados pelas engenharias: prazos de entrega e orçamentos. 

Gostou das dicas? Preencha os formulário abaixo para receber em seu e-mail mais conteúdos relacionados ao assunto.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui