segunda-feira, 25 de novembro, 2024
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Onde estão os meus arquivos do EDGECAM?

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Por Rodrigo Machado

Imprevistos acontecem. Podemos melhorar o nosso ambiente de trabalho sabendo onde as informações que precisamos estão guardadas, sendo importante e acelerando o processo, além de facilitar a retomada do trabalho após a solução do problema, seja em outra máquina ou no mesmo computador que já estava sendo usado.

Você, usuário diário de EDGECAM, sabe onde a ferramenta salva os seus arquivos?

Aprofundando um pouco mais, você sabe onde acessar as configurações do banco ferramentas do EDGECAM?

A instalação usual do EDGECAM resulta na estação de trabalho do computador com todos os arquivos necessários para o uso do software. Diretórios (caminhos) padrões também são especificados, onde os arquivos criados pelo usuário são salvos. Estes são dados valiosos, como o banco de dados de ferramentas, ToolStore, pós-processadores, temas, modelos padrão e utilitários de automação. Perder esses dados seria uma perda significativa. Além de uma boa organização na disposição de pastas de salvamento, é imprescindível sempre realizar um backup desses dados.

Como encontrar minha pasta de usuário?

O utilitário File Locations é usado para atribuir os caminhos para várias categorias do EDGECAM. Os caminhos são configurados apropriadamente como parte da instalação do software e podem ser alterados. As configurações default (padrão da instalação) seguem o mesmo padrão recomendado pela Microsoft para configurações de arquivos e pastas.

  • Através do EDGECAM Launcher, acesse o menu Configurações “Settings”, localizado na área Aplicativos nas versões de software mais recentes;
  • Escolha os locais dos arquivos “Files locations” (canto inferior esquerdo).
  • Você pode notar que muitos caminhos começam com uma token, como <USER> seguido por subpastas. Os tokens representam um caminho inicial, que pode ser facilmente alterado;
  • Clicando com o botão direito do ouse sobre qualquer item na coluna Caminho, você abrirá diretamente esse local;
  • A instalação padrão coloca o conteúdo criado pelo usuário em subpastas apropriadas fora do caminho da token <USER>. Nesta situação, é necessário descobrir onde a token <USER> é atribuída;
  • Clicando no menu suspenso Open Folder Location e selecionado a opção <USER>, você abrirá diretamente o caminho ao qual a token selecionado está atribuído;
  • Para gerar o backup dos arquivos de criação do usuário, copie tudo na pasta.

Obs: A menos que os locais de arquivo padrão tenha sido alterados, o único item restante é fazer backup do banco de dados do ToolStore.

O EDGECAM e seus vários programas auxiliares usam muitos tipos diferentes de arquivos. Por exemplo, as peças do EDGECAM são salvas como .ppf, porém quando salvos no modo homework da ferramenta, os arquivos são gerados no formato .epf. Já as estratégias de são salvas como .rbm.

Code Wizard/pós-processador

.cgd – o Assistente configurador de código abre arquivos .cgd. Esses arquivos contêm as informações que o Code Wizard precisa para compilar um pós-processador em sua máquina. A localização do arquivo indefere para o compilador. Este é o arquivo entregue aos clientes quando são adquiridos os pós-processadores e se torna necessário gerar novos arquivos quando é realizada alguma alteração no pós-processador da máquina.

Ao compilar um arquivo .cgd no assistente de código, ele cria alguns dos seguintes arquivos:

.doc – documento com informações sobre o pós-processador.

.mcp – pós-processador compilado de fresamento, sendo o arquivo que EDGECAM procura ao criar uma sequência fresamento.

.tcp – pós-processador compilado de torneamento, sendo o arquivo que EDGECAM procura ao criar uma sequência de torneamento.

.mmc / .tmc – contém os gráficos da máquina-ferramenta, caso o documento do pós processador os tiver.

.mop – contempla as preferências para o pós-processador no EDGECAM.

.mxt / .cxt / .2xt / .4xt – origem do pós-processador.

Vale destacar que o EDGECAM não salva o arquivo .cgd em um local especifico, sendo salvo, geralmente, em pastas seguras nos servidores de arquivamento das empresas, sendo de inteira responsabilidade dos gerenciadores destes servidores manter o backup e os cuidados com este arquivo.

Os arquivos criados pelo usuário são gravados na área <USER> caso a opção “Documentos locais” seja selecionado na configuração inicial do software, que é a opção padrão. Embora seja possível selecionar “Documentos Públicos”, este é considerado um cenário específico.

É possível alterar os caminhos para muitos arquivos do usuário, sendo um recurso útil em implantações multiusuário, onde é desejável compartilhar arquivos comuns, como um banco de dados ToolStore e pós-processadores com um grupo de usuários. Isso também pode ser útil mesmo em implantações de usuário único, para que os arquivos sejam localizados em um computador de rede cujo backup é feito automaticamente em uma base regular.

Quer saber como este e outros recursos desta solução podem fazer a diferença para a sua empresa? Entre em contato com a SKA pelo e-mail [email protected] e vamos conversar!

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