A equipe Mas Baja Tchê, da Universidade de Passo Fundo (UPF), existe desde 1999. São 16 anos desde a primeira competição, lembra o atual capitão, Fabricio Axel Crestani. Composta por 16 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, de Produção e Elétrica, a equipe atualmente está trabalhando para melhorar o desempenho do veículo para a etapa regional, que acontece em novembro, onde o objetivo da equipe é o pódio, ficando entre os 3 primeiros colocados. “Estamos trabalhando intensamente em pesquisas, testes e validações para tornar nosso protótipo resistente e competitivo”, diz Crestani.
Segundo o capitão, os principais diferenciais do protótipo da Mas Baja Tchê são a tração, manobrabilidade e conforto ao pilotar, “no que diz respeito a dinâmica veicular, que envolve manobras e como o carro responde em curvas, além da parte ergonômica para o piloto”. Na etapa Nacional, que ocorreu em março em Piracicaba-SP, além da classificação geral, os integrantes da Mas Baja Tchê foram premiados com o Troféu Equipe 5S, honraria concedida à equipe com o boxe mais organizado e limpo entre todos os competidores.
A SKA é patrocinadora da equipe através de cursos de SOLIDWORKS. Conforme Crestani, o conteúdo aprendido nas aulas é aplicado diretamente ao projeto e faz toda a diferença, principalmente para a elaboração de projetos, usando a ferramenta de CAD 3D para desenhos. “Os tutoriais disponibilizados auxiliaram bastante a equipe com cursos online, diminuindo o tempo de aprendizado do software, além de serem totalmente dinâmicos. A acessibilidade ao conteúdo também é um diferencial, pois muitas vezes se tens dúvida de algum comando ou tarefa específica, facilmente encontramos a solução”.
Que venha a etapa regional. A SKA está na torcida!
Participa de alguma equipe Baja e está procurando patrocínio? Clique aqui e saiba como a SKA pode ajudar.