Simulação e previsão são termos que andam juntos. No âmbito da indústria, por exemplo, imaginamos a simulação como uma grande aliada no desenvolvimento de produtos, prevendo falhas antes da fabricação propriamente dita. Financeiramente falando, a simulação também reduz custos: quantos protótipos precisam ser feitos para que se verifique um problema ao final do processo?
A Inova Sistemas Eletrônicos, empresa de alta tecnologia e inovação, tem trabalhado com a simulação térmica para otimizar o tempo e os custos da sua produção. Especializada no desenvolvimento e fabricação de controladores eletrônicos para diversos segmentos, a Inova é, há mais de 24 anos, referência no mercado; a busca permanente por novas tecnologias que impulsionam a indústria solidifica ainda mais o seu trabalho.
Quanto custa uma peça?
Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, pois inúmeros são os processos que envolvem esse custo. O processo de fabricação, por exemplo, tem início muito antes do desenvolvimento de um protótipo. Existem muitas etapas a serem cumpridas com precisão antes de “colocar a mão na massa”: é preciso projetar; estipular prazos para o desenvolvimento de cada fase; pensar nos materiais que serão utilizados; verificar a disponibilidade destes materiais; e pensar nos possíveis problemas que possam ocorrer no meio do caminho.
Imagine chegar ao final deste processo, com um protótipo pronto, e descobrir que havia falhas no seu projeto desde o início? E que estas falhas, com uma simples simulação, poderiam ter sido evitadas? Além do retrabalho, existe muito tempo, muita mão de obra e muitos gastos envolvidos.
Desafio X oportunidade
O anseio pela aceleração do lançamento de um produto, além da necessidade de compreender de forma analítica o seu funcionamento, foi o principal motivo que levou a Inova a buscar os serviços de simulação da SKA. Wenderson de Oliveira, engenheiro da Inova, também afirma que a demora na execução de testes e os gastos gerados com os protótipos eram grandes desafios para a empresa.
Sem a simulação térmica, serviço contratado pela empresa, era comum fabricar protótipos de diversas peças a partir de processos demorados para o teste de dissipadores. A simulação permite chegar de forma rápida a um resultado assertivo.
Precisão
A simulação, no caso da Inova, também auxiliou na compreensão das variáveis mecânicas envolvidas no processo. A disposição de elementos mecânicos, o posicionamento de aletas, a espessura de materiais e outras variáveis foram mais bem exploradas com a ferramenta. Segundo Wenderson, o rendimento obtido fez com que a Inova projetasse soluções com mais assertividade, reduzindo massas e aumentando a eficiência do dissipador.
“Os resultados foram consideravelmente precisos. Posso resumir todo esse processo não somente como interessante, mas atrativo técnica e financeiramente. O time-to-market e os custos em material podem ser reduzidos, além de se ter um domínio do que realmente está acontecendo em seu dissipador.”
Como funciona o serviço de simulação
A simulação é uma solução que muitas empresas buscam para a resolução de problemas dentro da sua indústria. A SKA se propõe a construir, junto do cliente, a solução que melhor se encaixa com o seu objetivo.
Os especialistas em simulação avaliam quais as necessidades da empresa para definir a melhor solução. Quer saber como a simulação pode ajudar a sua empresa a estar um passo à frente? Entre em contato pelo e-mail [email protected] e vamos conversar!