quinta-feira, 21 de novembro, 2024
SKA: acesse o site
Início Artigos técnicos Impressão 3D: Como a Formlabs está impulsionando a Manufatura Aditiva

Impressão 3D: Como a Formlabs está impulsionando a Manufatura Aditiva

0
Manufatura Aditiva
Imagem: Divulgação/ SKA

Neste ano, a Formlabs incorporou ao seu portfólio algumas novidades extremamente importantes para a Manufatura Aditiva. No primeiro semestre, a fornecedora lançou o novo pó de Polipropileno (PP) para impressoras 3D, Bombeamento de Resina e o Form Auto, além do do lançamento da impressora 3D Form 4, divulgada com exclusividade no SKA Connect 2024, e segue inovando o universo da impressão 3D.

Com um vasto leque, a empresa, que é considerada a maior fornecedora de impressoras 3D de estereolitografia profissional e sinterização seletiva a laser do mundo, segue inovando e trazendo novas perspectivas para a MA. Inclusive, este foi um dos temas abordados ao longo do terceiro episódio do nosso SKACast, um dos novos quadros do YouTube da SKA.

Formlabs é tema central no SKACast

Conduzido pelo Gerente Comercial de Manufatura Aditiva, Vagner Cornelius, o conteúdo contou com a presença da diretora de vendas por canal da Formlabs, Daniela Hodgkins, e foi uma verdadeira imersão acerca dos desafios, posicionamentos e como a fornecedora vem impulsionando o universo da impressão 3D.

Assista abaixo o conteúdo completo:

Afinal, como a Formlabs está impulsionando a impressão 3D?

Nos últimos tempos, a Formlabs tem desenvolvido várias versões dos seus produtos e, como mencionado acima, a Form 4 é o lançamento mais atual da fornecedora. Conforme Hodgkins, a mais nova impressora da Série Form representa muito bem a missão da empresa.

“Com ela, permitimos que os nossos clientes possam fazer impressões de uma maneira muito rápida. O que realmente queremos é que os clientes possam prototipar, imaginar como que os produtos deles vão ser através da impressão 3D. E para isso a Formlabs tem um leque extenso de materiais que permite aos clientes testar não somente o look do produto, como também a sua funcionalidade”, pontuou.

Leia mais:

Qual o maior desafio da Manufatura Aditiva?

As impressoras da Formlabs utilizam tecnologias SLA e SLS, e contribuem para o desenvolvimento da Manufatura Aditiva em diversos pontos. Além de oferecer um maior custo-benefício para protótipos e peças finais, elas podem te ajudar a ter uma gama de materiais, conforme sua necessidade.

Com diferentes tipos de temperatura e durabilidade, e variando entre peças flexíveis e rígidas, cada resina tem como objetivo central fornecer qualidade de impressão e acabamento preciso. No entanto, os desafios do segmento são os mais diversos e, segundo Cornelius, a maior barreira enfrentada tem total relação com a ‘falta de estrutura’ de algumas empresas.

“Hoje, a maior barreira que nós enfrentamos está voltada ao projeto 3D. Nós vamos em muitas empresas, que tem o desejo de ter uma impressora 3D, ou de fabricar peças através da Manufatura Aditiva, tem a aplicação favorável, mas ainda não tem uma estrutura de projetos dentro da empresa, um CAD, um projetista treinado para projetar as peças 3D, que é de fato um pré-requisito”, destacou.

Manufatura Aditiva: Formlabs lança novas soluções em resina

No inicio do mês de setembro, a Formlabs realizou, a nível mundial, o lançamento de novas soluções em resina que visam melhor o pós processamento e garantir uma experiência aprimorada a todos.

Desta vez, com os recursos Resina Formlabs, Resina Clear Cast, Sistema de Polimento Fuse Blast e Fuse Sift Glovebox, a parceira de longa data da SKA encorpa ainda mais o seu portfólio e quer permitir que você transforme seus projetos de impressão 3D através de limpeza, padronização e acabamento em resina.

Transforme a indústria 4.0 com a SKA

Desde 1989 impulsionando a indústria, a SKA segue em constante evolução e sendo cada vez mais protagonista na América Latina. Fale AGORA com um de nossos especialistas e eleve o nível de sua empresa.

———————————-

Perguntas frequentes:

O que é Manufatura Aditiva?

Manufatura Aditiva é o nome utilizado para definir o processo de manufatura por adição de material. Em um modelo digital em 3D, você poderá definir o tamanho, a espessura e todas as características dela, além de poder corrigir possíveis erros. Depois de pronto, o modelo pode ser enviado para uma impressora 3D dando início ao processo de construção por adição (camadas). 

Quem é a Formlabs?

A Formlabs, fornecedora e parceira da SKA, é uma empresa que fabrica impressoras 3D e resinas para diversos segmentos da indústria. Fundada em 2011, a empresa tem como grande objetivo elevar o nível da fabricação digital e torná-la mais acessível aos profissionais da indústria 4.0

No que consiste uma impressora 3D de resina?

As impressoras de resina formam peças de resina líquida que curam e se solidificam quando expostas à luz UV. Semelhante às impressoras de filamento, estas soluções de resina constroem peças em camadas e se solidificará quando uma peça for exposta à luz.

*Texto produzido por Eduardo de Souza Bento, Jornalista na SKA. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui