Os clientes de hoje estão em contato direto com seu fornecedor e repassando todas suas necessidades para determinado produto.
Se formos analisar, nos tornamos exigentes inclusive em necessidades sempre antes tratadas como itens comuns como pães, carnes ou cervejas, e com isso surgiram padarias gourmet, boutiques de carnes e cervejarias especiais.
No mundo industrial a realidade acima também ocorre, entretanto surgem dificuldades em gerenciar essa informação de variações de produtos e trazem muitos questionamentos ao desenvolvedor de produto, como:
• Estamos falando de um novo produto ou uma variação do mesmo?
• O item customizado fará parte do produto padrão?
• Como documentar a variação de projetos?
• Qual seria a melhor maneira de prestar assistência técnica para um produto único?
• Como garantir o planejamento de projeto e produção do novo item em prazos executáveis?
Um bom sistema de gestão da informação, dados e processos é essencial para que se tenha total controle de uma indústria 4.0. Com os processos definidos, robôs e máquinas conectados, manufatura digitalizada, como vamos gerir todas essas informações de forma que possamos analisar o cenário global? Como gerir todo o ciclo de vida do projeto dentro e fora da empresa?
Conceitos de softwares como PDM (Product Data Management) para engenharia e PLM (Product Life Management) para toda indústria funcionam como um grande guarda-chuva, capaz de apresentar de forma real todos os resultados obtidos e a evolução dos projetos tocados pela empresa.
Um sistema PLM ajuda na organização e digitalização dos sequencias produtivos dentro e fora da engenharia, essencial para que os gestores, coordenadores e qualquer pessoal que participe do fluxo de um projeto saiba seu papel durante cada etapa e consequentemente os prazos. Ele, será a única fonte da informação onde todos os dados coletados, requisitos e procedimentos serão abastecidos em sua plataforma ajudando na comunicação e participação da equipe.
Leia mais sobre o assunto no Guia definitivo da Indústria 4.0
O que você precisa saber para implantar a quarta revolução industrial na sua empresa