Vamos conversar sobre sequenciamento de produção? Essa ação visa um melhor controle e desempenho das máquinas que contemplam um chão de fábrica.
Você que utiliza a solução DELMIA ORTEMS da SKA para planejar e programar os processos de manufatura da sua empresa, provavelmente já deve ter se deparado com os seguintes questionamentos:
“O que acontece se eu programar novamente o mesmo sequenciamento?”
“Como fixar o meu dia para não bagunçar um sequenciamento que já foi definido?”
“Se eu já tenho um sequenciamento definido para o dia atual, mas preciso planejar o dia seguinte, é possível mudar apenas a sequência do dia de atual no APS DELMIA ORTEMS?”
“E se eu já tenho um sequenciamento definido na fábrica e para realizar aquele pedido fura-fila preciso mudar toda a sequência do meu dia, obtendo mais setup, retrabalho com os kits pagos da fábrica e perda de tempo, será que aquele pedido fura-fila realmente é mais prioritário?”.
Fique sabendo que ao longo deste artigo você vai obter as respostas para suas dúvidas e entender como os recursos “Período Fixo” e “Período Congelado” do DELMIA ORTEMS podem facilitar os processos de sequenciamento de produção da sua fábrica.
Ao longo deste texto, você vai conferir:
- O que é sequenciamento de produção?;
- Recurso “Período Fixo”;
- Recurso “Período Congelado”;
- SKA é referência na revenda do sistema DELMIA ORTEMS no Brasil.
O que é sequenciamento de produção?
Conforme explicamos acima, o sequenciamento de produção é um processo que garante uma melhor performance às linhas produtivas, possibilitando um melhor aproveitamento dos ativos da sua fábrica.
Seu principal objetivo é planejar e executar o ciclo de produção da sua indústria com qualidade, evitando atrasos ou perdas de materiais, através do estabelecimento de ordens de prioridade às demandas fabris.
Recurso “Período Fixo”
Conforme a imagem abaixo, o “Período Fixo” é um recurso do DELMIA ORTEMS em que o agendamento não permite alterar as sequencias de operações já existentes nas máquinas.
Nesse cenário, o sistema informa à fábrica que o sequenciamento terá um dia de “Período Fixo”. Confira:
Ou seja, toda a alteração de sequenciamento deve ser realizada após o “Período Fixo”, conforme a imagem a seguir:
Basicamente, a função do “Período Fixo” é não alterar algo que já está sequenciado para produção.
Sendo assim, todas as operações agendadas na fila devem ser seguidas dentro do tempo estipulado.
Esse período pode ser o dia seguinte, as próximas horas ou até a semana inteira. Logo, toda nova demanda entrará após esse tempo.
Recurso “Período Congelado”
Caso o seu “Período Fixo” seja de um dia e você estiver realizando um sequenciamento a partir de sexta-feira, por exemplo, será que o dia fixo ficará definido apenas para o sábado?
Nesse caso, o recurso “Período Congelado” do DELMIA ORTEMS, segundo calendário da máquina, permite que o sequenciamento seja realizado com o “Período Fixo”, considerando as paradas excepcionais.
Dessa forma, o tempo estipulado no período fixo será definido a partir do tempo efetivo de trabalho do recurso, conforme ilustra a imagem abaixo:
SKA é referência na revenda do sistema DELMIA ORTEMS no Brasil
Você que leu o nosso conteúdo até o final, ficou interessado nos recursos que o DELMIA ORTEMS oferece para o sequenciamento de produção?
Entre em contato com nosso time de especialistas em indústria 4.0 para saber como implantar essa ferramenta no seu chão de fábrica.
Aproveite e confira o conteúdo que publicamos recentemente sobre planejamento de produção no DELMIA ORTEMS para conhecer mais detalhes sobre a ferramenta.