A resposta é sim! Muitas vezes ocorre das peças que precisam ser cortadas já estarem completamente encaixadas fazendo com que sobrem espaços na chapa. Ou ainda que não seja possível gerar um retalho por questões de estoque físico ou da sobra ser muito pequena ou irregular.
Sair do Módulo de Nesting e importar peças adicionais na tela principal e completar a chapa é algo que muitos programadores fazem. Porém, se há uma grande quantidade de chapas ou peças no trabalho, abrir o Módulo de Nesting pode demorar. Por isso, o Lantek oferece uma maneira muito simples de contornar esta situação: importar peças diretamente pelo Módulo de Nesting.
Observe o nesting abaixo onde restam espaços na chapa:
Vamos importar mais peças para que os espaços sejam preenchidos evitando assim retalhos. Para isto, clicamos com o botão direito do mouse na área de peças, ou seja, onde as peças e a quantidade delas são mostradas bem como uma lista de opções:
Basta selecionar a opção Importar… e os tipos de importação de peças são mostrados:
- Importar peças pendentes da lista de ordens: Funciona em conjunto com os módulos WOS e Manager. Importa peças que ficaram pendentes de programação.
- Importar peças da base de dados: É possível selecionar peças já existentes na base de dados.
- Arquivos DXF: Importa arquivos DXF de um diretório definido.
Ao importar peças da base de dados, temos certeza de que as mesmas estão corrigidas e verificadas. Em alguns casos, peças importadas de outros softwares CAD podem estar com contornos abertos. Neste caso, devem ser verificadas a fim de evitar problemas.
Ao selecionar Arquivos DXF, a tela de importação padrão será mostrada.
Há um detalhe muito importante para prestar atenção. O material, máquina e espessura são automaticamente atribuídos às peças, respeitando o subtrabalho ativo, como mostra a imagem abaixo:
Depois de importar as peças, basta completar o nesting:
Escrito pelo técnico Leonides Milnitz Júnior