Depois de ficar um tempo inativada, a equipe de aerodesign da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) voltou com toda a força em 2013 e apresentou seu novo nome: Equipe Pampa Aerodesign. Após 2 anos, ao todo hoje são 20 estudantes do curso de engenharia da Universidade que se dedicam ao projeto atual da aeronave não tripulada. Apesar da equipe ser nova, o capitão Felipe Caumo Kurcewicz acredita que os métodos de construção são pontos fortes que devem fazer a diferença para a competição nacional em 2016. “Fazer o melhor projeto é fácil, mas fazer ele sair do papel é mais difícil. E nisso evoluímos, pois toda a manufatura é feita pela gente”.
Para ajudar no desenvolvimento do projeto, eles contam com o apoio dos cursos de de Nivel I e II do SOLIDWORKS, fornecidos pela SKA, patrocinadora da equipe. “O SOLIDWORKS é o nosso principal software de apoio. Através da SKA, já conseguimos desenvolver a parte aerodinâmica da eronave, a parte estrutural, de controle, estabilidade, além de todo o posicionamento de parte elétrica”.
Atualmente, a equipe Pampa está desenvolvendo o seu plano de gerenciamento. “Gostaríamos de focar no desenvolvimento de um túnel de vento e também em testes práticos para comprovar que o perfil que escolhemos é bom. Os jurados valorizam bastante essa questão”, conta o capitão.
Você sabe o que é Túnel de Vento? É um teste que se faz com o avião em velocidade de cruzeiro para testar todos os parâmetros do modelo na prática.
A SKA tem orgulho de patrocinar a PAMPA Aerodesign! Que venha a etapa nacional de 2016.
Participa de alguma equipe Baja e está procurando patrocínio? Clique aqui e saiba como a SKA pode ajudar.