terça-feira, 16 de julho, 2024
Início Institucional Equipe desenvolve robô no SOLIDWORKS para competir no BattleBots

Equipe desenvolve robô no SOLIDWORKS para competir no BattleBots

0

O BattleBots é o maior campeonato mundial de robôs de combate que ocorre nos EUA. A competição está indo para a terceira temporada este ano. Um dos times da competição, o Lycan, está desenvolvendo todo o seu robô no SOLIDWORKS e o líder do time, Ravi Baboolal, contou sobre a experiência:

 

SOLIDWORKS: Como você começou seu time?

Ravi: Essa jornada começou 13 anos atrás quando eu encontrei uma pequena competição de briga de robôs em Toronto. Os robôs variavam seu peso, desde meio kilo até 13 kilos. Eu juntei forças com um amigo e construímos nosso primeiro robô de 500 gramas e entramos no campeonato. O hobby se tornou uma constante desde então.

SOLIDWORKS: Por que você decidiu usar o SOLIDWORKS? Quais são as vantagens que o SOLIDWORKS trouxe na construção do robô?

Ravi: Eu tenho usado o SOLIDWORKS por vários anos, comecei antes da faculdade, e depois aprimorei minhas habilidades. Na verdade, grande parte dos times usam o SOLIDWORKS nos seus trabalhos também. Como um profissional da indústria, usar o programa fazia muito sentido. O fato de todos saberem utilizar o software ajudou bastante. As interfaces de chapas metálicas e estruras soldadas nos ajudaram a mover as coisas muito rapidamente e a biblioteca de materiais foi fundamental para garantir que nosso projeto iria cumprir o peso máximo de 113 quilos.

SOLIDWORKS: Quanto tempo você demorou para projetar seu robô no SOLIDWORKS?

Ravi: Entre dois projetos, levamos cerca de 80 horas, incluindo 3 a 4 diferentes revisões da Lycan.

SOLIDWORKS: Você tem alguma ferramenta favorita no SOLIDWORKS?

Ravi: Sim, a  Propriedades de massa. Ela salvou nossas vidas. Você precisa manter o controle de cada parafuso e, certamente, a massa de qualquer armadura do robô. A precisão das propriedades de massa e a capacidade de substituir certas partes (como definir pesos personalizados para rodas etc.). É uma ferramenta muito poderosa no arsenal de qualquer construtor.

Outra ferramenta é correia/corrente. Ser capaz de produzir um centro perfeito para centralizar distâncias para correntes de transmissão é um bônus.

SOLIDWORKS: O que você vai mudar na preparação para a temporada 3 de BattleBots?

Ravi: Bom, vão ocorrer grandes mudanças no modelo para a temporada 3. Felizmente somos capazes de passar por elas rapidamente utilizando a função de folha de metal e soldagens. A Lycan 2.0 contará com uma arma única. Acredito que o recurso de estudo de movimento SOLIDWORKS será muito útil.

Quer saber mais sobre BattleBots? Acesse: battlebots.com
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui