A engenharia 4.0 consiste na implementação de soluções tecnológicas nos processos de trabalho das equipes de projetos. Esse conceito visa atender as necessidades do futuro da indústria, promovendo transformação digital, conectividade entre as áreas e, consequentemente, aumento dos indicadores de produtividade das empresas.
No mercado atual, muitas companhias já investem em soluções de tecnologia que resolvem essas demandas. A M Tower – empresa que desenvolve soluções móveis, autônomas e sustentáveis para operar em áreas de difícil acesso – é uma delas.
Desde 2020, ela utiliza os sistemas de automação da SKA em seus processos. Esse case, inclusive, foi contado pelo gerente de engenharia da M Tower, Newton Félix, no SKA Connect 2023. Continue a leitura e confira:
- O que é engenharia 4.0;
- 6 benefícios que engenharia 4.0 propicia à M Tower;
- Soluções da SKA implementadas na M Tower;
O que é engenharia 4.0?
Como já explicamos anteriormente, a engenharia 4.0 se refere à inclusão de sistemas de tecnologia na área de desenvolvimento de produtos, visando a otimização dos processos.
Nesse sentido, é importante destacar que, além de investir na implementação de softwares de tecnologia de qualidade, as empresas também precisam se preocupar com a capacitação de seus profissionais.
Somente assim, os engenheiros e outros especialistas envolvidos nos processos da indústria 4.0 conseguirão aproveitar os recursos oferecidos pelos sistemas de automação da melhor forma, atendendo aos objetivos da empresa.
“Garantir segurança aos funcionários que atuam em locais remotos, além de promover sustentabilidade e inovação nos processos de engenharia e produção são os objetivos da M Tower em relação ao uso dos softwares da SKA”, afirmou Newton.
6 benefícios que a engenharia 4.0 oferece à M Tower
A Engenharia 4.0 oferece diversos benefícios para indústrias de diferentes segmentos.
Confira, abaixo, alguns benefícios que a engenharia 4.0, através do uso dos softwares da SKA, propicia à M Tower, segundo o gerente de engenharia da empresa.
1 – Sustentabilidade
Hoje, a M Tower entrega ao setor de manufatura os desenhos técnicos em 3D, e não mais em papel.
2 – Segurança no trabalho dos engenheiros
Os veículos autônomos que trabalham em áreas de risco são comandados à distância por sistemas de automação. O operador fica dentro de uma cabine protegida, localizada em uma área segura, com rede wi-fi privada, conectada a todos os equipamentos.
Dentro da cabine, ele tem acesso a tudo que precisa para operar a máquina, seja um caminhão, uma escavadeira, um trator ou outro veículo. Isso tudo com a mesma sensibilidade em relação aos movimentos.
3 – Ganho de tempo na engenharia
Os engenheiros da M Tower ganham cerca de 30 a 40% de tempo a mais para se dedicar em novos projetos de engenharia, depois que passaram a usar as soluções da SKA.
4 – Integração de processos e sistemas
Esse ecossistema industrial garante uma gestão mais eficiente e colaborativa dentro da empresa.
5 – Mais agilidade e assertividade na produção
Com o SOLIDWORKS, SOLIDWORKS Electrical e SOLIDWORKS PDM, a M Tower tem mais agilidade e assertividade na produção, nas compras e na logística. Dessa forma, o ambiente digital se torna cada vez mais próximo do físico, representando, de fato, aquilo que fisicamente é o produto.
6 – Rapidez e eficiência na elaboração dos projetos de desenvolvimento de produtos
Há dois anos, a M Tower começou o processo de reestruturação da sua engenharia, implantando o conceito de modulação no desenvolvimento de subconjuntos, validação e aprovação.
A partir disso, a empresa monta uma estrutura BOM, reduzindo o tempo de desenvolvimento de alguns projetos.
“Alguns projetos de nove meses, reduzimos para três meses de desenvolvimento. Outros de 20 dias para três dias. Algumas customizações em que antes nós gastávamos de 15 a 20 dias, hoje estamos gastando menos de uma hora”, comemora Newton.
Soluções da SKA implementadas na M Tower
No palco do SKA Connect 2023, Newton destacou que a engenharia da M Tower já utiliza diferentes soluções da SKA em seus processos.
“Nós utilizamos o SOLIDWORKS Mechanical, gerenciado pelo PDM, e o SOLIDWORKS Electrical para montar toda nossa documentação, seja para uso na fábrica, para gerar documentos aos clientes ou fazer vistas explodidas. Eles nos auxiliam bastante na redução de tempo, pois a gente consegue obter os dados necessários em apenas alguns cliques, explicou.
O engenheiro especificou ainda que a empresa faz todos os diagramas elétricos no SOLIDWORKS Electrical, o que garante redução de tempo e ainda promove sustentabilidade na indústria.
“Nossa documentação de engenharia é digital, nós não usamos papel na fábrica. Os projetos ficam acessíveis para todos os departamentos de forma digital”, frisou.
O especialista também ressaltou que o setor de engenharia da M Tower faz todos os roteamentos dos cabeamentos elétricos em 3D, o que oferece ganho de tempo e assertividade no desenvolvimento dos produtos, por conta da construção de um protótipo para validar tudo.
“Lembrando que, antes do lançamento, a empresa faz todas as simulações estruturais, de montagem e desenvolvimento de forma virtual, usando elementos finitos e workflow para as partes de refrigeração, por exemplo”, explicou.
Newton finalizou a sua apresentação contando que, até o final de 2023, a empresa deseja obter a integração plena do SOLIDWORKS PDM com o ERP, a eliminação do desenho 2D em todas as operações e a consolidação do uso do Lantek para cotações e previsibilidade do tempo de fabricação dos produtos, antes mesmo de construir um protótipo.
Ou seja, a obtenção de resultados positivos só tem a melhorar e não vai parar por aqui.
SKA é referência em sistemas para engenharia 4.0
Você que leu todo o nosso conteúdo, conseguiu entender o conceito de engenharia 4.0 e o impacto positivo da tecnologia nos processos de uma empresa?
Entre em contato com os nossos representantes comerciais para saber mais sobre nossas soluções e conectar os setores de engenharia e chão de fábrica do seu negócio.
Leia mais: