Por Micael Mota
Muito se discute a importância do conhecimento dos indicadores de chão de fábrica, buscando, por meio disto, a visualização de uma OEE que reflita a realidade da produção. Entender o que está sendo produzido e em quais equipamentos é essencial na tomada de decisões. Sendo assim, todos os recursos de produção precisam ser considerados.
Quando trabalhamos com impressão 3D, considerando a utilização desse recurso como produção de peças finais e suporte à produção, devemos olhar para o equipamento como um recurso de fábrica qualquer. Desta forma, entender como, quem e o que está sendo produzido em cada impressora é indispensável.
A partir desta necessidade, a Markforged, empresa especializada na produção de impressoras 3D para ambientes fabris, desenvolveu o Eiger Fleet, um software que permite o controle completo das impressoras 3D e a conexão com o sistema MES utilizado no chão de fábrica.
Com ele, é possível selecionar os tipos de usuários e as diferentes permissões para cada função, junto à visualização completa de todos os equipamentos de impressão 3D Markforged da empresa.
Por meio do Eiger Fleet, o ambiente de impressão 3D industrial se torna uma realidade, utilizando equipamentos e materiais industriais junto a um software pensado, também, para a indústria.