Uma parceria entre as empresas IMM, SKA, DMG MORI, ISCAR e Hexagon reuniu 40 profissionais, entre clientes e parceiros, no Workshop Usinagem 5 Eixos. O evento ocorreu na quarta-feira (22/03), na sede da IMM – Indústria de Moldes e Matrizes, em Joinville. A empresa gentilmente abriu as portas da sua fábrica para dividir com os convidados as melhores práticas que tem adotado no uso de novas tecnologias para o planejamento dos seus processos, transformando os resultados de produção em números cada vez melhores.
O encontro teve como principal objetivo apresentar as tecnologias de software, ferramental e máquinas, e os benefícios proporcionados quando essas três frentes trabalham juntas, dando destaque para as técnicas de acabamento 5 eixos simultâneos do WorkNC e a estratégia de desbate Waveform, demonstradas ao vivo para os participantes em uma máquina DMG DMU 85 Monoblock, com ferramental ISCAR. Além dos processos de manufatura inteligente da Hexagon, aplicando tecnologias de automação de Setup e medição em processo.
A IMM possui forte atuação no mercado automotivo e de linha branca. Desde que assumiu o WorkNC em seus processos, ganhou em velocidade no desbaste dos moldes, melhor acabamento das peças, segurança com relação à colisão, além de diminuição de eletrodos. “Podemos aplicar todos os recursos do WorkNC em nossas máquinas de 5 eixos. Hoje em dia, as ferramentarias têm que ter uma máquina com essa configuração. Caso contrário, vão ficar pra trás. A solução nos possibilitou alcançar ganhos entre 20% e 30% em nossos processos”, afirma Sandro Becker Machado, Supervisor de Fábrica da IMM.
As tecnologias modernas de usinagem 5 eixos simultâneos apresentadas no evento são usadas por ferramentarias world class na Alemanha, Japão, EUA e Brasil. Além disso, foram apresentadas também redução no tempo de desbaste, inteligência no redesbaste, acabamento de alto nível e eliminação do uso de eletrodos. Para Raf Lobato, Diretor de Produto da Vero Software, desenvolvedora mundial do WorkNC, os moldes que a IMM vem desenvolvendo com o WorkNC não perdem em nada em qualidade frente aos que são fabricados por ferramentarias referência na Alemanha e Japão.
Em 25 minutos, foi feito o desbaste de uma matriz (veja nas fotos abaixo) que no tempo tradicional levaria cerca de 80 minutos. “Esse tipo de evento é uma inovação, pois alia capacidade do software com planejamento de processos. E essa integração entre software, ferramenta e sistemas de medição surpreende”, afirma Fernando Luis de Borba, Coordenador de Usinagem na empresa Tecnomotriz de Joinville/SC. Usuários de WorkNC, Borba destaca a redução de processos como eletroerosão e a redução de tempo como os principais benefícios da solução.
Através de tecnologias de ponta é possível encurtar o lead-time da manufatura e melhorar a vida útil do equipamento e da ferramenta. Isso permite que o processo seja muito mais rentável e a empresa mais competitiva.