Por Guilherme Kastner,
Engenheiro de Aplicações na SKA
Começamos hoje com uma série de artigos onde vou falar sobre as principais dificuldades das equipes de engenharia. Começamos por um dos tópicos mais importantes, o método de nomenclatura dos arquivos.
Com a popularização de sistemas de projetos baseados em arquivos associados, como o SOLIDWORKS, Autodesk Inventor ou SolidEdge, o nome dos arquivos passou a ter um impacto significante. Ao criarmos um equipamento, normalmente, cada peça é um arquivo vinculado a um arquivo principal.
Com isso, surgem diversas dificuldades como:
- O arquivo não pode ser renomeado: Os vínculos são quebrados e o sistema pára de localizar o componente inserido em um arquivo referenciado
- Mudanças de local de armazenamento dos arquivos podem ser traumáticas
- Arquivos com nomes repetidos podem comprometer o funcionamento dos projetos, mesmo com arquivos de nomes iguais em locais diferentes
Os problemas listados nos tópicos acima são genéricos e não específicos a uma solução de projeto tridimensional, como mencionei anteriormente. O que todos têm de pensar é como garantir que uma equipe tome decisões corretas.
O que deve ser realmente evitado?
Um dos principais problemas em qualquer projeto é a falta de critérios em nomes, principalmente quando se parte para a adoção de descritivos. Querem um exemplo?
Em uma máquina padrão de um determinado tamanho, ela pode ter eixos e chapas da estrutura. Com isso, pode-se cair na ingenuidade de nomearmos os arquivos como eixo 1, eixo 2, eixo 3, chapa estrutura 1, chapa estrutura 2.
Novamente, observem que os nomes dos arquivos são muito genéricos. Isso é um problema, uma vez que eu possa vir a reaproveitar um projeto e vir a criar outro similar. O que poderá ser observado é a existência de peças com grandes chances de possuirem duplicidade de nomes.
Quais os problemas disso?
- Ao recebermos uma ordem de alteração de um determinado componente como localizarmos ele facilmente? Lembro que via explorador de arquivos dos sistemas operacionais, apenas pesquisamos arquivos por seus nomes. Não é simples realizar pesquisas por descritivos internos nos arquivos.
- Problemas nos sistemas de projeto – Muitos softwares CAD apresentam problemas com nomes de arquivos repetidos, mesmo estando alocados em pastas diferentes. Muitas vezes nos deparamos com erros de reconstrução de geometria dos programas CAD e não nos atentamos que o fato pode estar relacionado à abertura da referência errada.
Os dois pilares acima demonstram as principais causas técnicas para pensarmos em um planejamento mais criterioso. Nas próximas semanas vou comparar os métodos de codificação mais adotados pelas engenharias que já visitei e tirando as nossas próprias conclusões.
Gostou das dicas? Preencha os formulário abaixo para receber em seu e-mail mais conteúdos relacionados ao assunto.