Alcançar uma produção maior sem a necessidade do aumento de maquinário é uma necessidade. O problema é: como aumentar a produção mantendo o mesmo número de máquinas?
A NC Systems respondeu positivamente a esse questionamento através da estrutura montada e apresentada na Plastech 2013, ocorrida em Caxias do Sul de 27 a 30 de agosto. Na ocasião, uma injetora em produção localizada no estande da Romi teve seus dados coletados em tempo real.
De forma prática, uma injetora localizada no estande da Romi e com o sistema de gerenciamento instalado simulava o chão de fábrica e repassava em tempo real para o estande da NC, equivalente ao local onde o gerente de produção acessa os dados de produção de seus operadores e máquinas.
Um quadro sinótico permitia que os dados fossem apresentados de forma organizada a quem controla o chão de fábrica. O processo visto na tela consistia na planta da feira com a localização das máquinas e cor vermelha para designar paradas – em caso de luz verde, a máquina funcionava perfeitamente.
Pelos monitores do sistema implantado pela NC Systems é possível visualizar em tempo real em qual fase do processo o pedido está, a quantidade já produzida bem como o consumo de seus materiais. A estrutura conta com indicadores de produtividade que apresenta de forma instantânea como cada máquina disposta na planta do chão de fábrica está se comportando.
Além da demonstração in loco do processo de gerenciamento de chão de fábrica da NC Systems apresentado na Plastech 2013, os visitantes puderam conhecer outras novidades do sistema, entre elas as novas telas touchscreen da plataforma. Essa demonstração prática permitiu aos visitantes visualizar como funciona o acompanhamento da produtividade de um suposto chão de fábrica. Uma vez identificadas, torna-se mais fácil entender os “porquês” das paradas. Por exemplo, além de ver as máquinas que param por manutenção ou falta de operação programada, o gerente consegue mensurar a produtividade de seus operários. Isso, pois uma vez que são justificadas, é possível perceber quando a parada é mais extensa que o normal.
O estudo de retorno de investimentos com base nos dados proporcionados pela plataforma MES já é uma realidade para muitas empresas. “Após a aquisição de novos equipamentos conseguimos mensurar e comparar o desempenho real dos novos equipamentos”, afirma o gerente de manufatura da unidade de plásticos da Cemar Legrand.