Estão abertas as inscrições para o maior evento voltado para tecnologias industriais no Brasil: o SKA Connect 2025.
Chegando na emblemática marca de dez anos de realização, desta vez, o evento vai retomar algumas histórias de sucesso contadas nas edições anteriores e trazer à tona novos cases de empresas renomadas no mercado industrial. Também, serão discutidas as tendências em Business Intelligence (BI), sistemas em nuvem, inteligência artificial na indústria e cibersegurança com potencial de revolucionar as formas de planejamento e produção das empresas brasileiras.
Então, se você tem interesse e está em busca de novidades para melhorar o fluxo de comunicação desde a engenharia até o chão de fábrica, esta é a oportunidade ideal.
Nosso movimento para o futuro é agora. Embarque conosco nesta jornada!
Inovação tecnológica é uma crescente no mercado industrial
Temas relacionados à inovação e tecnologia nas indústrias estão cada vez mais em alta dentro das empresas, visto os benefícios que a inclusão dos mesmos vem conferindo aos processos industriais.
Essa premissa foi validada na pesquisa divulgada em março de 2024 pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, a qual revelou que 74% dos investimentos realizados em 2023 nas empresas, tiveram como objetivo a inovação tecnológica.
Cabe ainda destacar que esse investimento foi apontado como uma ação estratégica por 12% das grandes empresas. Dessas, 53% investiram em atualização ou modernização das plantas fabris e 22% afirmaram terem apostado em ativos intangíveis, como softwares.
Além disso, os principais objetivos dos investimentos em tecnologia das empresas entrevistadas foram a ampliação ou melhoria da capacidade produtiva (42%), empatada com o aumento do processo produtivo“, informou a pesquisa da CNI.
Business Intelligence (BI), sistemas em nuvem, inteligência artificial e cibersegurança na indústria
O conceito de Business Intelligente (BI), trabalho orientado por dados, está se tornando cada vez mais indispensável nas organizações, por conta das informações reais e fiéis sobre a capacidade produtiva das empresas que os gestores estão conseguindo obter graças ao monitoramento digital e em tempo real de suas operações.
Sobre isso, uma matéria veiculada no Portal Valor Econômico, destacou que “o uso de dados no Brasil gerou cerca de R$14,9 bilhões em 2022, de acordo com o estudo ‘Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022’, da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes)”.
Com relação direta ao tema “BI”, o conceito sistemas em nuvem, um dos pilares da indústria 4.0, também vem possibilitando vantagens às indústrias de todos portes e segmentos. A prevenção contra perda de dados, o acesso remoto aos arquivos e a possibilidade de maior e melhor colaboração entre as equipes de trabalho estão entre os principais benefícios desse tipo de sistema.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Agência IBGE, em 2022, 84,9% das mais de 9 mil indústrias com 100 ou mais colaboradores utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada, sendo a computação em nuvem a mais declarada (73,6%).
Em paralelo a tudo isso, a inteligência artificial nas indústrias também vem ganhando cada vez mais espaço e força, gerando debates e entregando resultados positivos às empresas quando aplicada de maneira planejada e responsável.
Inclusive, conforme matéria divulgada pelo Portal GOV, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), apresentado durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em julho de 2024, recebeu R$ 13,8 bilhões em investimentos, com o objetivo de gerar novos empregos e fomentar os estudos relacionados ao tema.
Comprovada a relevância que as temáticas como BI, Sistemas em Nuvem e Inteligência Artificial nas indústrias vem alcançando no cenário industrial brasileiro atual, fica evidente a necessidade de discutir também sobre cibersegurança.
Segundo dados coletados pela Mordor Intelligence e divulgados pela CNI, o mercado de segurança cibernética no Brasil é o maior da América Latina em termos de receita. Esse mesmo relatório também informa que, no Brasil, o setor de cibersegurança gerou, em 2022, USD 2,46 bilhões, tendo possibilidade de chegar a USD 4,85 bilhões em 2027, com um crescimento anual composto de 10,18%”.
Adoção de novas tecnologias nos processos industriais é sinônimo de crescimento financeiro e intelectual às empresas
É notório o crescimento de organizações do setor industrial que passaram a dedicar tempo e dinheiro em produtos tecnológicos. Obviamente, o objetivo principal delas é a otimização de seus recursos e rotinas.
Mas, é importante salientar que esse movimento de transformação digital acaba sendo favorável não apenas à saúde operacional e financeira da empresa, como também ao capital intelectual do negócio, sendo capaz de colocar a companhia em um novo e mais alto patamar frente à concorrência.
Ficou claro para você a importância de estudar, conversar e planejar ações voltadas a essas temáticas na sua empresa neste ano?
Não perca tempo e inscreva-se no SKA Connect 2025. Faça parte do grupo de especialistas que discutirá o futuro das tecnologias industriais. Essa é a sua chance de obter conhecimento para digitalizar e elevar o nível dos seus processos, destacando a sua empresa no mercado industrial.
SERVIÇO
- O quê: SKA Connect 2025
- Quando: 06 de maio, a partir das 10h
- Onde: evento em São Paulo, para convidados exclusivos, com transmissão ao vivo para estudantes e profissionais interessados no universo industrial