A construção de um estádio de futebol, um pavilhão logístico ou até mesmo um sistema de armazenagem com aço maciço tem suas complexidades. Além de aspectos inerentes ao seu funcionamento, a questão estrutural é vital, e por isso a pergunta que fica aqui é: qual seria o custo com matéria-prima, resistência e o peso dessas estruturas?
No desenvolvimento de projetos mecânicos, alguns requisitos são importantes, como a resistência mecânica, durabilidade e baixo custo (melhor custo-benefício). E, na grande maioria dos que utilizam aço em sua construção, chapas e tubos são amplamente utilizados, devido às suas características, que são:
- Resistência mecânica;
- Resistência à corrosão;
- Durabilidade;
- Leveza, facilitando no transporte;
- Alta capacidade de dilatação sob altas temperaturas.
Leia mais:
Aços Pinhais garante organização e economia de retalhos de serviços em aço com o Lantek
Como o Lantek trabalha com diversos tipos de materiais e espessuras de chapas metálicas?
Uma nova e melhor conexão para os tubos
A utilização de chapas cortadas a laser não é uma novidade, mas agora com máquinas CNC para corte de tubos mais acessíveis, a flexibilidade e custo de operação de um equipamento desse tipo abrem um leque de possibilidades para construção mecânica. Inclusive, entre elas podemos citar a diminuição do uso de gabaritos, por exemplo.
Como o Lantek Flex3D Tubes Joints Designer pode otimizar esse processo?
Com o Lantek Flex3D SW Tube Joints Designer, solução para desenvolvimento de emendas e alívios de corte diretamente do SOLIDWORKS, é possível unir elementos modelados a partir do ambiente de soldagem >> componente estrutural.
Ao unificar os elementos, emendas são criadas entre as peças, permitindo realizar sua dobra sem a necessidade de dispositivos ou gabaritos. Esse tipo de tecnologia reduz a quantidade de cortes, operações e pós processo.
No Lantek, ao importar o item modelados com as emendas e alívios, uma única peça é importada e programada, conforme projeto do SOLIDWORKS. Confira todos os detalhes dessa ferramenta nos vídeos a seguir: