Uma grande tendência do mercado atual é a utilização de ferramentas que simplifiquem e melhorem a precisão dos processos de medição no chão de fábrica. Neste tutorial, vamos demonstrar o fluxo de trabalho para medições em processo com o EDGECAM utilizando um apalpador convencional.
Para este tutorial você vai precisar de:
- 1 apalpador de máquina para medição em processo;
- 1 máquina CNC;
- Comunicação para extração de dados da máquina (USB, Ethernet, RS232).
1. Ao abrir o modelo 3D, o primeiro passo é criar as características de medição. Estas características indicam o que está sendo medido e de que maneira o EDGECAM irá comparar os resultados gerados. Estão agrupadas por formas geométricas básicas. Basta selecionar a geometria que deseja medir e então clicar na face do sólido na área gráfica para criação.
2. O segundo passo, com a sequência de usinagem já criada, é escolher a ferramenta apalpador do banco de ferramentas do EDGECAM. O atalho está na aba Usinagem, Seção Inspeção.
3. O terceiro passo é realizar a inspeção da característica criada. Para isso, use o Ciclo de Inspeção.
Podemos selecionar por meio de janelas todas as características para medição criadas no passo 2.
4. O quarto passo é gerar o código CNC para realizar as medições na máquina.
5. O quinto passo é realizar as medições em máquina.
6. O sexto passo consiste em copiar o arquivo Reports.txt com os dados na máquina para o EDGECAM. Observação: este arquivo possui uma formatação específica para ser lido no software.
7. O sétimo passo é abrir o arquivo de reporte no EDGECAM para avaliação dos resultados. Selecione na aba Código CNC a opção Relatórios e selecione o Arquivo TXT copiado da máquina.
8. O oitavo passo é a avaliação dos resultados exibidos para cada característica medida.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe e conheça melhor as funcionalidades do EDGECAM Inspection e como essa ferramenta pode potencializar a sua indústria!