Por Matheus Salomão
Como tratamos nos posts anteriores, é fundamental aplicar técnicas de simplificação para otimizar o desempenho no trabalho com grandes montagens no SOLIDWORKS.
Para ter uma noção do ganho que a aplicação dessas técnicas traz para as empresas, veja os resultados obtidos a simplificação deste projeto. Ao reduzir o número de triângulos gráficos dos modelos críticos e otimizar a estruturação de montagens, teve-se 50% de ganho em manipulação gráfica. Na prática, isso significa que o projetista ou engenheiro terá mais autonomia para trabalhar com grandes montagens, aplicando seu tempo no desenvolvimento do projeto.
É claro que esse resultado será exponenciado em projetos futuros à medida que as técnicas forem aplicadas com frequência.
Tendo isso em vista, para consolidar essas técnicas no dia a dia das engenharias é necessário implantar metodologias de trabalho. Elaborar uma biblioteca com itens comprados que já foram simplificados, revisar e padronizar as opções do SOLIDWORKS nas estações de trabalho dos colaboradores e trabalhar com desenhos 2D em modo de detalhamento são alguns exemplos de métodos para disseminar essas técnicas.
Além da ferramenta CAD, é preciso revisitar outros processos dentro da Engenharia.
Como é feita rastreabilidade de alterações? Como são criadas as revisões dos produtos? Como compartilhar informações do projeto com outros setores da empresa?
Estes são alguns dos desafios presentes no desenvolvimento de projetos que impactam diretamente no prazo de entrega. Para auxiliar nesses desafios é importante implementar uma solução para gerir os dados de engenharia. Esse tipo de tecnologia permite o controle dos dados gerados no CAD e a colaboração entre os integrantes da empresa.
Vimos como é importante identificar o que impacta o desempenho dos projetos, aplicando técnicas de simplificação de grandes montagens e consolidando com metodologias de trabalho, além do gerenciamento dos dados de projetos. Desta forma, poderemos otimizar a desempenho das engenharias reduzindo o tempo de desenvolvimento dos projetos.
Ficou com alguma dúvida sobre esse conteúdo? Entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e vamos conversar!