sábado, 21 de dezembro, 2024
SKA: acesse o site
Início Artigos técnicos Como explorar o Lantek para corte de chapa em indústrias de máquinas...

Como explorar o Lantek para corte de chapa em indústrias de máquinas agrícolas

0
arte gráfica ilustrando corte de chapas para indústria de máquinas agrícolas

O crescimento da agroindústria, com participação econômica projetada de 21,4% no PIB brasileiro neste ano, reflete em várias esferas do mercado, inclusive, no setor de fabricação de máquinas e implementos agrícolas.  

Nesse sentido, a tecnologia se faz cada vez mais necessária para o desenvolvimento desses ativos que são essenciais na cadeia produtiva atual.  

O tratamento de sementes, a correção de solo, o plantio, a colheita, o beneficiamento e o transporte, por exemplo, são processos que, cada vez mais, estão demandando o desenvolvimento de tecnologias de ponta para performarem melhor. 

Sendo assim, o uso de softwares de programação CNC para corte de chapa tem se tornado uma ferramenta indispensável na manufatura de máquinas e equipamentos agrícolas, bem como o uso do software Lantek que otimiza esse tipo de processo e ainda colabora com o aproveitamento de material na indústria metalmecânica

Continue a leitura para saber mais sobre a evolução do setor agroindustrial e como o Lantek pode ser aplicado. 

Corte de chapa e manufatura de equipamentos agrícolas 

Engenharias com setores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) investem milhões em novos produtos para atender as diferentes demandas de cada mercado.  

Nesse contexto, é importante destacar que, independentemente da aplicação dos produtos, existem algumas premissas que guiam os projetos e a manufatura digital de forma geral, podendo ser resumidas em quatro tópicos: 

  1. Redução de custos; 
  1. Sustentabilidade; 
  1. Qualidade; 
  1. Customização. 

Confira, abaixo, como a solução Lantek pode atender esses quatro fatores e beneficiar a manufatura de máquinas e equipamentos agrícolas. 

Redução de custos 

A redução de custos é aplicada em diferentes áreas e fases produtivas. Com a matéria-prima representando em média 54% do custo de um produto, é necessário investir em formas de reduzir esse custo, tanto na engenharia como na produção.  

Um setor de engenharia que utiliza ferramentas de simulação computacional para prever diferentes cenários, eliminar a necessidade de protótipos de forma precoce, simular o funcionamento, a durabilidade e a resistência dos itens, pode economizar, em média, 20% do custo do produto ao evitar superdimensionamento de estruturas. 

Leia mais: 

A redução de custos, quando o produto já está homologado pela engenharia, é percebida, normalmente na fase de programação CNC, onde ferramentas de nesting automático avançado para o aproveitamento de chapas metálicas conseguem melhorar, em média, 05% da eficiência do nesting. 

Ou seja, 05% de material é economizado, influenciando de forma direta no custo e lucratividade das empresas. 

Exemplo de plano de corte de chapa otimizado com Lantek.

Sustentabilidade 

Saindo da engenharia e pensando nos processos de fabricação, projetos que utilizam chapa metálica em sua composição representam a maioria esmagadora do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, pela sua versatilidade e facilidade de trabalho.  

Nesse sentido, mesmo que a engenharia encontre o projeto perfeito, ainda é possível melhorar o consumo de matéria prima na produção. 

No aproveitamento de chapas metálicas, por exemplo, é comum a dúvida sobre o que fazer com a sobra de chapas. Descartar? Deixar armazenada no estoque? Colocar peças de reposição? Adiantar a produção? 

Das possibilidades acima, obviamente, o descarte é o pior negócio, pois é como se você estivesse colocando, literalmente, o dinheiro da sua empresa no lixo.  

Com o Lantek, solução para aproveitamento de material, é possível gerar e armazenar os retalhos de corte de chapa metálica para utilizar em outro momento, garantindo a rastreabilidade da matéria prima.  

Em projetos integrados com sistemas ERP, pode-se, de forma proativa, analisar e verificar uma demanda de produção futura para o consumo do retalho, evitando a logística de chapas.

Exemplo de retalho irregular utilizado pelo Lantek. 

Qualidade 

A qualidade de qualquer produto, para qualquer finalidade, fideliza e promove confiabilidade para qualquer cliente.  

O produtor rural, neste caso, precisa confiar que o equipamento não quebrará no momento da colheita, por exemplo. Assim como o caminhoneiro que transportará a produção, precisa ter a segurança de que o semirreboque graneleiro terá durabilidade.  

Na indústria, essas garantias são possíveis com o acompanhamento constante da produção e com validações periódicas do processo produtivo.  

Para essa finalidade, um sistema MES para gestão da produção, conectado ao Lantek, plataforma completa para programação CNC, podem atuar de forma conectada e estratégica, permitindo a troca de informações em tempo real e de forma constante. 

O apontamento de produção permite que você identifique possíveis problemas de qualidade em sua raiz, diminuindo o tempo de reação para correção.  

Caso um problema esteja relacionado com a programação CNC, o responsável pela programação pode ser alertado imediatamente, corrigindo e eliminando problemas futuros.  

Leia mais: 

Já no processo de dobras, uma forma de otimizar a ação é através da simulação da sequência de dobras na máquina, a qual pode ser realizada com o Lantek Bend

Customização 

A grande demanda por produtos customizados, independente do motivo da customização, cria uma experiência exclusiva para o cliente, porém uma dor de cabeça para engenharia e os setores produtivos. 

Nos processos de comunicação de uma necessidade de produção, diversas ordens são impressas com o setor de programação, conforme planejamento.  

Cabe ao setor de PCP ou de produção separar essas ordens manualmente, criando os pacotes de peças que devem ser cortados. Essa tarefa geralmente consome mais de 30% do tempo do PCP ou dos programadores. 

Com o Lantek Masterlink, solução que integra sistemas ERP, MRP e MES, toda a necessidade de produção é comunicada de forma integrada para o Lantek, conforme itens liberados para serem fabricados. A integração agiliza o processo de importação de ordens de produção e estoque de chapa. 

Quando o plano de corte de chapa está finalizado, pronto para ser cortado, o software devolve informações essenciais para o ERP, como o tempo teórico de corte, a quantidade de chapas consumidas, a quantidade de sucata gerada, dentre outras informações pertinentes. 

Lantek é solução para corte de chapa na indústria metalmecânica 

Estratégico é um adjetivo que define os produtores rurais. De pequeno a grande porte, ano após ano, eles investem em novos equipamentos a fim de aumentar a produtividade de suas rotinas profissionais e alcançarem mais eficiência. 

Se produzem grãos, por exemplo, buscam sementes de melhor qualidade, sistemas de plantio que não desperdice as sementes e colheitadeira mais eficientes. Se criam bovinos para corte ou leite, buscam rotinas e tecnologias que favoreçam o bem-estar do animal, promovam uma alimentação de qualidade, controle e rastreabilidade dos animais. 

Em todos esses casos, com estratégias robustas e setores conectados, a eficiência do processo produtivo pode ser otimizada consideravelmente a partir do uso das soluções assertivas de tecnologia em seus processos.  

A SKA possui profissionais qualificados e experientes para avaliar e propor mudanças estratégicas à sua empresa, contemplando desde as áreas de engenharia, programação CNC, corte de chapa até o apontamento de produção. 

Fale com nossos especialistas e dê o pontapé inicial na transformação digital da sua empresa, independente do seu segmento. 

*Texto original escrito por Vinícius Bloss, Engenheiro de Aplicações na SKA e adaptado por Laís Mello Pontim, Jornalista na SKA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui