Por Matheus Salomão
Ao se tratar de desenvolvimento de projetos, as Engenharias dos inúmeros segmentos da indústria se deparam com o desafio de otimizar o desempenho dos projetos CAD, a fim de acelerar a entrega deles. Para superar esse desafio, os projetistas e engenheiros precisam ultrapassar o conhecimento das ferramentas convencionais de desenvolvimento, aplicando técnicas de trabalho para simplificar grandes montagens.
Visualização de montagem
Pensando nisso, um dos fatores que influenciam o desempenho são os triângulos gráficos, responsáveis por exibir os componentes de forma gráfica. Eles estão diretamente relacionados à qualidade de imagem do documento e à geometria do modelo. Ao identificar os componentes com elevado número de triângulos, se faz necessário verificar estes dois parâmetros.
Qualidade de imagem
A qualidade de imagem deve ser configurada de forma de moderada. Manter a qualidade de imagem elevada afeta o desempenho do conjunto geral. Reduzir drasticamente a qualidade prejudica a propriedade visual do componente. Por isso, manter este parâmetro moderado é uma forma saudável de simplificação dos modelos complexos e/ou que são usados em grande quantidade no projeto.
Geometria
A geometria do modelo também é responsável por elevar os triângulos gráficos. Formas esféricas, cilíndricas e hélices aumentam a complexidade da geometria, comprometendo a performance do projeto. Suprimir recursos e detalhes de peças que tenham essas formas, sobretudo em itens comerciais/comprados, é uma técnica fundamental de simplificação das grandes montagens.
É primordial que a simplificação geométrica preserve as propriedades visuais do componente a fim de identificá-lo numa imagem renderizada ou visualização do projeto a partir de outros setores da empresa.
Profundidade
Uma técnica relevante aplicada nas montagens é aumentar a sua profundidade. Quanto mais informação for pulverizada do nível principal de montagem para os subconjuntos, mais otimizado será o desempenho. É evidente que a profundidade do projeto também deve considerar uma lógica do processo de montagem físico dos equipamentos.
Uma vez aplicadas essas três técnicas de simplificação dos projetos, obtemos como resultado ganhos significativos a fim de minimizar o impacto de desempenho, mantendo a qualidade dos projetos com o SOLIDWORKS.
Para você que é cliente da SKA, o time de suporte técnico deixa disponível um material focado em otimização de grandes montagens nesse artigo que está disponível no portal do cliente.