Por Matheus Salomão
O mercado se torna cada vez mais competitivo, exigindo que as empresas reduzam o tempo de entrega de seus produtos. Todos os processos do ciclo de vida de um produto tendem a ser revisados, com o intuito de acelerar os resultados da corporação. Tendo isto em vista, um processo pertinente a ser reavaliado é o de desenvolvimento de projetos.
Com o SOLIDWORKS, a ferramenta CAD mais utilizada pelas Engenharias ao redor do mundo, projetistas e engenheiros podem desenvolver seus projetos de forma precisa e intuitiva. À medida que os projetos tomam proporções maiores, com a inclusão de outras competências, um desafio se torna evidente: como trabalhar com grandes montagens?
Antes mesmo de lidar com esse desafio, é preciso questionar: o que são grandes montagens?
A complexidade geométrica e a quantidade excessiva de componentes são fatores que dão esta resposta. Algumas ferramentas estão disponíveis para identificar este cenário. Ao abrir um projeto, por exemplo, uma janela é exibida, indicando o progresso de abertura, seja de uma montagem ou desenho 2D.
Janela indicadora de progresso
Para uma montagem, observe os 3 fatores apresentados: abertura de componentes, atualização da montagem e de gráficos. Além de exibir a quantidade de componentes na montagem, cada item que está sendo aberto e o tempo da última abertura. Nesta janela é possível identificar o que possivelmente está impactando negativamente o trabalho com o projeto, como o tempo demasiado na abertura de um componente específico pode indicar um problema para reconstruir sua árvore de projetos.
Avaliação de desempenho
Outra ferramenta aliada para auxiliar na análise de grandes montagens é a Avaliação de Desempenho. Ela dispõe de informações mais detalhadas sobre os fatores exibidos na janela de abertura, incluindo uma estatística dos componentes da montagem.
Ao verificar as estatísticas, tem-se uma ampla visão da atual situação do projeto, auxiliando em tomadas de decisões e verificando o que está influenciando o trabalho com a montagem, como a quantidade de componentes resolvidos e posicionamentos.
Visualização de montagem
Para ter uma visualização gráfica, rápida e dinâmica dos principais fatores de desempenho, basta utilizar a Visualização de Montagem.
Desta forma, é possível classificar por cores e ordem crescente ou decrescente os componentes da montagem de acordo com os triângulos gráficos, tempo de abertura e reconstrução. Além disso, pode-se classificar por quantidade, massa, propriedade personalizada e exportar uma lista em Excel para facilitar o compartilhamento de informações.
Estas são algumas formas de identificar possíveis gargalos que impactam o trabalho com grandes montagens, a fim de acelerar a entrega dos projetos. Acompanhe a gente aqui pelo blog da SKA e fique por dentro desta série de conteúdos! Se ficou com alguma dúvida, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected].