Escrito por Eduardo Martins
A mudança de um processo com características artesanais para algo mais industrial traz resultados mais consistentes, e a possibilidade da obtenção de métricas e parâmetros cuja análise fornece caminhos mais claros para melhorias no processo. Esse armazenamento de informações também cria um arquivo de alterações dos dispositivos, facilitando alterações para acompanhar mudanças físicas nos pacientes, como o crescimento.
Os usos da manufatura aditiva não são apenas organizacionais. O método pelo qual as peças são construídas também dá liberdade para criar estruturas mais leves e abertas sem renunciar às propriedades mecânicas necessárias, com geometrias mais complexas produzidas rápida e facilmente.
Aqui descrevemos algumas das características das peças feitas com manufatura aditiva mais importantes para a indústria ortopédica.
Estruturas de espessura variável
A flexibilidade e a massa de diferentes seções de uma única peça podem ser controladas apenas projetando espessuras de parede diferentes em cada uma.
Estruturas avançadas
A aplicação de treliças e malhas em estruturas normalmente construídas como corpos maciços pode produzir componentes com alta resistência, mas leves e respiráveis.
Consolidação de montagens
A manufatura aditiva torna possível a redução do número de peças de um dispositivo; não raro a uma única peça. Assim reduz-se o trabalho com montagem, o peso do produto e a dependência de fornecedores externos.
Marcas e personalização
Fabricantes podem adicionar Logotipos, números de série e outros marcadores personalizados facilmente quando não é preciso fabricar ou trocar ferramentas para tal. O material se aplica à personalização de partes de um mesmo modelo para usuários diferentes.
Como a HP Multi Jet Fusion se diferencia desses aspectos?
Voltada a impressão de peças com estruturas desse tipo a HP Multi Jet Fusion traz além daquilo já comumente associado à manufatura aditiva, apresentando uma combinação própria de características que a diferenciam nesse mercado:
Materiais
Como as impressoras HP tem o objetivo de produzir uma ampla gama de peças de uso final, seus materiais apresentam ótimas ductibilidade, alongamento na ruptura e resistência a impacto, além de terem passado em avaliações de irritabilidade e sensibilidade cutânea.
Isotropia
O processo de fusão da matéria prima da tecnologia Multi Jet Fusion faz com que as camadas sejam aderidas por completo, evitando a anisotropia comum aos processos de Manufatura Aditiva mais disseminados.
Produtividade
Com a impressão de toda uma camada em alguns segundos e a possibilidade de organizar muitas peças em uma única impressão, esta tecnologia permite a produção de peças em velocidade em média dez vezes maior que outros processos.
Sustentabilidade e redução de custos
Como o nome sugere, a Manufatura Aditiva produz peças com a adição sucessiva de material. Em oposição a processos de usinagem, isso quase elimina o descarte de matéria prima após o processo, principalmente junto à recuperação do material não fundido após a impressão para uso em impressões futuras.
Consolidação de processo
A produção de peças ou montagens inteiras por um único processo pode substituir toda uma linha de estações diferentes e reduzir em dias a carga de trabalho manual.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do e-mail [email protected] e nosso time de especialistas irá te ajudar!