Simular a injeção de peças plásticas em moldes é sempre um desafio, ainda mais quando se trata de projetos desenvolvidos em sala de aula. Para os alunos do curso de Técnico em Plásticos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, do Campus de Farroupilha, esse desafio ganhou um aliado. Recentemente eles passaram a usar o SOLIDWORKS Plastics nos seus projetos de moldes para simular e prever os fluxos da injeção plástica, a pressão, o tempo, além da eficácia do que está sendo projetado. “Antes fazíamos o projeto e ali ficávamos. Não podíamos ir além e simular se a peça seria completada com a pressão correta, como o plástico fluiria, falta de preenchimento, entre várias outras coisas”, afirma o Professor do curso, Carlos Eduardo Avelleda.
A adoção do SOLIDWORKS Plastics já estava nos planos do Instituto há algum tempo. “Nosso objetivo é oferecer o melhor curso, que seja competitivo e que ofereça plenas condições para nossos alunos ingressarem no mercado de trabalho. E o SOLIDWORKS Plastics contempla isso, pois é uma ferramenta atual, moderna e com tecnologia de ponta”, completa Avelleda.
O perfil dos alunos do Técnico em Plásticos do Instituto são profissionais que já trabalham na área e que já utilizam o mesmo software em suas rotinas de trabalho. “Não poderíamos ficar de fora da realidade deles”. Por semestre, serão cerca de 50 alunos utilizando o Plastics em seus projetos de sala de aula.