A adoção da manufatura aditiva nos mais variados setores da indústria no Brasil vem se tornando cada vez mais forte, uma verdadeira tendência para 2024 com ascendência para os próximos anos. Com o uso da manufatura aditiva industrial, é possível desenvolver produtos de forma ágil, suprir necessidades fabris específicas sem grandes custos e longos lead times ou até mesmo lançar pequenos lotes de produção em um pequeno espaço de tempo. O que de fato se torna extremamente vantajoso frente aos métodos de manufatura convencionais, a exemplo da indústria de máquinas e equipamentos que pode ser fortemente impactada.
O avanço das tecnologias de impressão 3D vem trazendo possibilidades antes inimagináveis para os setores manufatureiros. A evolução de materiais compósitos, que podem substituir aços comuns, como SAE 1010, SAE 1020, ligas de alumínio, abrem um leque para as mais diversas aplicações.
Leia mais:
MARKFORGED FX10: A impressora perfeita para Peças em 3D robustas e precisas
5 motivos para imprimir em materiais compósitos da Markforged
Case para indústria de máquinas
Como exemplo dessa classe de materiais, é possível citar o Onyx, presente na tecnologia de FFC da MARKFORGED – material composto por Nylon 6 adicionado de fragmentos de fibra de carbono em sua composição. Além disso, ele possibilita a adição de fibras contínuas de reforço em sua estrutura, trazendo um material não somente bi-composto, mas sim, tri-composto, o que torna a aplicabilidade ainda maior.
Com isso, quem mais se beneficia deste método de fabricação é a indústria de máquinas e equipamentos – como já frisado acima. A utilização de materiais compósitos que entregam grande eficiência facilita a obtenção de peças específicas e de alta complexidade em baixíssimo tempo, aumentando a velocidade de entrega para o cliente externo ou até mesmo interno.
Dentre as aplicações que exemplificam estes fatos, é possível citar garras de robôs, componentes para esteiras móveis, diferentes tipos de engrenagens, berços para usinagem, alinhadores de solda, proteção para componentes elétricos e eletrônicos, entre muitos outros.
Grande referência para estas aplicações é a empresa SEMIL, especialista em desenvolvimento de equipamentos industriais alimentícios, que obteve otimização no tempo de produção e notou melhoras significativas na eficiência e agilidade de seus processos.
Confira abaixo mais detalhes sobre este Case de Sucesso: