Diferente do que muitos pensam, a tecnologia de impressão por filamentos não é nova. Os filamentos para impressão 3D existem desde 1989 e são amplamente utilizados por diversas indústrias ao redor do mundo. No artigo de hoje, você conhecerá os principais filamentos para impressão 3D disponíveis e entrará mais a fundo em suas histórias. Confira abaixo!
Deposição de Filamento Fundido (FDM)
O FDM, conhecido como Deposição de Filamento Fundido, teve seu início dentro dos setores industriais de ponta, como nos setores automotivos e aéreo, auxiliando no desenvolvimento de novos produtos diante da possibilidade de prototipagem de modelos visuais em poucas horas.
Inicialmente, foram utilizados materiais que comumente são processados por manufatura convencional, como injeção e extrusão, sendo alguns deles o PLA, ABS, entre outros.
No entanto, acompanhando a evolução tecnológica, foram desenvolvidas novas máquinas e materiais onde o método de Deposição de Filamento Fundido foi e está se tornando cada vez mais abrangente, podendo ser utilizado até mesmo no chão de fábrica, possibilitando a produção de peças técnicas e complexas.
ONYX
Na busca por materiais de alta performance, empresas como a MARKFORGED destacam-se ao entregar filamentos para impressão 3D que possibilitam até mesmo a substituição de metais em muitas aplicações.
Com características de altíssima resistência mecânica e ótimo acabamento superficial, o ONYX é um dos exemplos de filamentos. Tendo em sua estrutura Nylon + fibra de carbono, ele se caracteriza como um compósito, uma classe de materiais que está sendo cada vez mais utilizada em peças que requerem certa robustez.
Todavia, o ONYX não é exclusivo por ser um compósito, já que existem diversos outros materiais compostos que entregam diferentes propriedades mecânicas e térmicas. A grande evolução proposta pela MARKFORGED em relação aos materiais é a utilização de fibras contínuas de reforço, juntamente a uma matriz termoplástica, possibilitando o aumento das propriedades mecânicas das peças.
Deposição de Filamento Contínuo
A tecnologia de fabricação por filamento contínuo é a evolução da impressão 3D por deposição. Esse processo trabalha com a construção a partir de um filamento fundido como material base, somado a fibras contínuas no interior das peças e agregando ainda mais resistência às aplicações impressas em compósitos.
Atualmente, a MARKFORGED é a detentora da tecnologia de Deposição de Filamento Contínuo (do inglês, Continuous Filament Fabrication) ou CFF, que dispõe de quatro tipos de fibras.
Tipos de fibras:
- Fibra de carbono: grandes esforços de flexão (aprox. 60GPa), tração;
- Fibra de Kevlar: peças que devem resistir ao impacto (aprox. 2000 J/m em teste de impacto IZOD);
- Fibra de vidro: peças com necessidade de resistências de flexão (aprox. 200 MPa), tração;
- Fibra de vidro para altas temperaturas: peças com necessidade de resistências a flexão, tração (se parece com Alumínio 6061) em trabalhos a quente (aprox. 145ºC).
Filamentos para impressoras 3D com alta performance
Considerando a evolução exponencial dos materiais e máquinas de impressão 3D, é possível identificar que será possível abranger cada vez mais os diversos setores industriais, trazendo a rápida produção de peças técnicas com excelente acabamento superficial e alta performance.
Com isso, a manufatura aditiva atua como solução aos desafios de produção, tornando-se extremamente vantajosa no uso para produção de peças de reposição, peças de baixa tiragem e peças de alta complexidade, ou seja, auxiliando diversos setores dentro de uma única empresa.
A SKA é revenda exclusiva da MARKFORGED no Brasil e pode te auxiliar muito no desenvolvimento de tecnologias de Manufatura Aditiva industriais para o seu negócio. Entre em contato conosco.