Na construção de projetos elétricos, enfrentamos diversos desafios diários. E superá-los em um ambiente de engenharia elétrica moderna envolve lidar com a crescente complexidade na produtividade, a integração de novas tecnologias, além no envolvimento com diversas normas rigorosas. Entre os principais desafios, podemos citar:
- A dificuldade na padronização dos projetos;
- A falta de produtividade;
- As lacunas entre o departamento mecânico e elétrico;
- A baixa confiabilidade no projeto.
De fato, abordar esses desafios exige o uso de ferramentas avançadas. Siga com a leitura e descubra como o SOLIDWORKS Electrical pode auxiliar no dia a dia de sua indústria.
Leia mais:
Como utilizar o SOLIDWORKS Electrical para melhorar seus projetos elétricos
Automazoom reduz tempo de produção de painéis elétricos em 40% com o SOLIDWORKS Electrical
A dificuldade na padronização dos projetos elétricos
Quando falamos de projetos elétricos nosso principal desafio é a dificuldade em criar uma Estrutura de Biblioteca, onde precisamos construir templates de projetos ou ainda padronizar circuitos e projetos. Com isso em mente, o SOLIDWORKS Electrical se diferencia por sua organização em diferentes tipos de bibliotecas, entre elas: símbolos (incluindo simbologia multifilar e unifilar, conforme normas IEC e ANSI), layouts 2D e referencias comerciais.
Dentro de cada biblioteca temos a possibilidade de destacar a criação de referências comerciais, como peças e cabos, com a opção de sincronizar os catálogos com o sistema ERP interno da empresa. Sendo assim, realizando a conexão de informações em diferentes setores.
Além da criação, podemos também fazer o download de referências comerciais pela plataforma online Electrical Content Portal, onde encontramos mais de 90 milhões de peças disponíveis, sem o limite de downloads, aumentando assim as possibilidades na alimentação do seu banco de dados. Além do ambiente de simbologias ou referências comerciais, dentro do SOLIDWORKS Electrical é possível criar as bibliotecas de macros, ou seja, uma biblioteca de circuitos e projetos pronta para a utilização agilizando assim, a criação de projetos padronizados.
A falta de produtividade
Dentro do ambiente de engenharia é comum a busca por uma maior agilidade na construção de projetos elétricos. Além do fator tempo, que compromete a automatização em diversas etapas de um projeto elétrico, como o gerenciamento de dados de CLP, a numeração e referenciação de componentes dentro do diagrama. Dessa forma, o SOLIDWORKS Electrical traz a ferramenta Excel automation, um recurso permite gerar desenhos esquemáticos automaticamente a partir de dados contidos em um arquivo Excel. Trazendo não só os diagramas salvos no banco de dados, como também a possibilidade de editar variáveis que permitem automatizar a inserção dos circuitos no seu projeto.
Essa ferramenta traz a possibilidade de automatizar sua planilha de levantamento dados, automatizando seu processo de construção de projetos. Veja como a Automazoom reduz tempo de produção de painéis elétricos em 40% com o SOLIDWORKS Electrical.
E não para por ai! Além do auxílio do Excel nos processos de automação, um desafio diário está voltado a melhorar a gestão dos canais de CLP e representá-los adequadamente no projeto. No SOLIDWORKS Electrical, podemos ir além da simples inserção do controlador, representando também o rack, os módulos de expansão, a IHM e outros acessórios. O software permite parametrizar os canais desejados e inserir circuitos pré-definidos, acelerando o processo de criação. O objetivo dessa solução é sintetizar as diversas automatizações possíveis, eliminando tarefas manuais e minimizando erros.
As lacunas entre o departamento mecânico e elétrico
Indo um passo à frente no que diz respeito a criação de projetos de peças elétricas e trazendo os mesmos para uso e montagem mecânica, essa associação pode ser problemática.
Mesmo se tratando de seja um processo não tão complexo, especialmente porque muitas vezes esses departamentos trabalham como uma ilha e o compartilhamento de projetos entre setores pode ser esporádico, inconsistente e com pouca colaboração.
Indo para além da criação de projetos de peças elétricas e trazendo os projetos para uso e montagem mecânica, essa associação pode ser problemática. Com pouca colaboração, muitas vezes esses departamentos trabalham como uma ilha e o compartilhamento de projetos entre setores pode ser esporádico, por vezes de forma inconsistente. Desse modo o Electrical traz a sincronização do diagrama elétrico com o SOLIDWORKS criando assim, pontes entre os departamentos.
O SOLIDWORKS Electrical 3D atua como um conector entre os softwares de montagem mecânica e os projetos elétricos, permitindo ir além da criação de esquemas elétricos. Em tese, ele possibilita o dimensionamento e o roteamento de fios, cabos e chicotes elétricos em um ambiente tridimensional. Os dados obtidos com essa conexão podem ser visualizados em relatórios detalhados, incluindo valores de metragem de fios separados por diferentes localizações da montagem. Além disso, diversas vistas 2D geradas pelo próprio SOLIDWORKS podem ser integradas ao projeto elétrico.
Isso garante que os dados do projeto sejam atualizados em tempo real, permitindo uma sincronização rápida e livre de erros entre os painéis, reduzindo drasticamente o tempo de gestão do produto. Com essa conexão, é possível gerar relatórios de manufatura e se comunicar com diversos setores, criando relatórios em diferentes formatos, resultando em uma documentação ágil e padronizada ao alcance das mãos.
A baixa confiabilidade nos projetos elétricos
Quando falamos da elaboração de um projeto elétrico, compreendemos que um dos aspectos cruciais está na geração de relatórios, como listas de materiais, inventários de fios e cabos, e listas de CLP, entre outros. É nesses documentos que depositamos a confiança de que o projeto está integralmente completo. Por esse motivo, a produção de relatórios de manufatura é fundamental para a verificação do projeto elétrico.
O SOLIDWORKS Electrical oferece uma ferramenta de geração de relatórios automática, proporcionando praticidade ao criar listas de materiais (BOM), endereçamentos e relatórios de régua de bornes. Além da facilidade na geração automática, destaca-se a capacidade de edição simplificada desses relatórios. A lista de fios permite uma visualização detalhada de cada segmento do projeto, enquanto a régua de bornes possibilita a análise das entradas e saídas, incluindo os cabos utilizados de ponta a ponta.
A presença de ferramentas de geração de relatórios é complementada pelas listas de validação de regras, proporcionando a identificação de pequenas falhas no projeto, como a falta de informações comerciais dos componentes. Além de aprimorar a comunicação entre diversos setores, a capacidade de compartilhar os arquivos do projeto elétrico em formatos diversos, como XLS, TXT, CSV ou XLSX, e até mesmo em PDFs inteligentes com hiperlinks para navegação eficiente, assegura uma integração assertiva com outros departamentos da empresa.
A disponibilidade de uma documentação ágil e padronizada na ponta dos dedos resulta em um projeto validado e isento de falhas. No entanto, a elaboração da documentação de montagem ocorre de maneira descomplicada, eliminando potenciais dores de cabeça e reduzindo o tempo gasto com revisão e alteração de projetos.
➡️ Confira abaixo o overview da série de vídeo sobre o SOLIDWORKS Electrical e seus impactos e desafios no dia a dia da indústria:
Fundo solidário SKA!
Saiba como ajudar as famílias vítimas das enchente
Desde o inicio das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas, estamos destinando todos os esforços para garantir assistência e segurança necessária às famílias de nossos colaboradores atingidos pelas cheias. Para isso, criamos o fundo solidário SKA, que tem como principal objetivo contribuir com a reconstrução das casas e móveis que nossos profissionais perderam.
➡️ Cada doação realizada será multiplicada por 5x pela SKA!
Precisamos de você mais do que nunca neste momento tão difícil! Confira como realizar sua doação e vamos juntos reconstruir a vida de muitas pessoas.