Repensando o modelo tradicional
Nos dias de hoje, a conversa dentro das empresas não se limita mais apenas ao produto em si. Muito pelo contrário, ela se concentra no esforço conjunto de diferentes departamentos, na adequação de processos e na integração de pessoas. Esse novo paradigma empresarial requer uma abordagem estratégica e abrangente para garantir que a implementação do PLM (Product Lifecycle Management) – gestão do ciclo de vida do produto -, seja bem-sucedida e realmente transformadora.
Antigamente, o desenvolvimento de produtos era uma atividade isolada, liderada exclusivamente pelo departamento de engenharia ou design. No entanto, com a crescente complexidade dos produtos e a demanda por inovação contínua, essa abordagem unidimensional tornou-se obsoleta. Atualmente, as empresas reconhecem a necessidade de uma colaboração estreita entre todos os departamentos, desde o design até a produção, vendas e serviço pós-venda.
Exemplo de prática: É importante implementar reuniões interdepartamentais regulares para revisão de projetos, onde representantes de cada equipe compartilham atualizações, desafios e ideias. Isso promove a colaboração e garante que todos os envolvidos tenham visibilidade total do progresso do projeto e possam contribuir com insights valiosos que podem auxiliar a conduzir as regras do negócio. De fato, isso se torna extremamente importante para que, ao adotar um PLM, a indústria conheça tanto os seus objetivos quanto os seus desafios.
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O que é PLM e por que implantar essa solução na sua empresa?
Como quebrar as barreiras departamentais?
A adoção bem-sucedida do PLM exige uma mudança cultural significativa dentro da organização. Isso significa superar as barreiras departamentais tradicionais e promover uma cultura de colaboração e compartilhamento de informações. Os silos organizacionais devem ser derrubados, permitindo que os dados fluam livremente entre os departamentos e garantindo que todos tenham acesso às informações certas no momento certo.
Exemplo de prática: A plataforma de PLM pode ser uma plataforma digital compartilhada onde os funcionários de diferentes departamentos podem colaborar em projetos em tempo real, compartilhar documentos e fornecer feedback instantâneo. Isso reduz a dependência de e-mails e reuniões presenciais, agilizando a comunicação e a colaboração.
Agregar essas demandas às ferramentas que o PLM oferece, é uma forma de aumentar a própria utilização da solução, mantendo-a como um grande centro de informação que integra departamentos. Essa simples ação significa um passo importante para dentro da solução e, consequentemente, para as outras funções que ele entrega.
Ajustando processos para a eficiência com a gestão do ciclo de vida do produto
Além da colaboração entre departamentos, as empresas também precisam revisar e ajustar seus processos existentes para garantir que sejam eficientes e estejam alinhados com as melhores práticas da indústria. Isso pode envolver a redefinição de fluxos de trabalho, a padronização de procedimentos e a automação de tarefas repetitivas sempre que possível. A implementação do PLM não se trata apenas de adotar uma nova tecnologia, mas sim de transformar fundamentalmente a maneira como os negócios são conduzidos.
Exemplo de prática: Ao implementar uma metodologia ágil, como Scrum ou Kanban, permite iterações rápidas e flexíveis, promovendo a inovação e a adaptação às mudanças de requisitos do cliente. Tornar o PLM como o responsável por gerenciar o conteúdo originado nessas atividades, faz com que cada vez mais o produto e os processos satélite sejam absorvidos pela ferramenta. De fato, assim a empresa se aproxime cada vez mais, muito por conta a visibilidade do ciclo de vida do produto.
Capacitando as pessoas
Por fim, a adoção bem-sucedida do PLM depende do envolvimento e do apoio ativo de todos os membros da organização. Isso requer um investimento significativo em treinamento e desenvolvimento para garantir que todos os funcionários entendam não apenas como usar as novas ferramentas da solução, mas também por que elas são importantes e como contribuem para os objetivos da empresa.
Além disso, é essencial designar campeões internos do PLM, pessoas que possam liderar pelo exemplo e inspirar os outros a abraçar a mudança.
Exemplo de prática: Realizar workshops e sessões de treinamento regulares para capacitar os funcionários no uso das ferramentas disponíveis no PLM, enfatizando os benefícios para suas próprias funções e para a empresa como um todo. Reconhecer e recompensar os colaboradores que demonstram liderança e excelência na utilização da solução sempre pode ser um caminho virtuoso para que a companhia atinja seus objetivos.
PLM pode elevar o nível dos seus processos?
Ao preparar o terreno para a adoção do PLM, as empresas estão pavimentando o caminho para a inovação contínua, eficiência operacional aprimorada e maior satisfação do cliente. No entanto, essa jornada não é simples e requer um compromisso sério com a transformação organizacional. Ao reconhecer a importância da colaboração, ajuste de processos e capacitação das pessoas, as organizações podem posicionar-se para alcançar o sucesso a longo prazo na era da Manufatura Digital.
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