Uma fábrica virtual totalmente alinhada ao conceito da Indústria 4.0 vai receber os visitantes da Euromold 2016 no estande da SKA. Ao vivo, estarão em funcionamento as tecnologias modernas usadas pelas maiores ferramentarias e montadoras do mundo na comunicação com a fábrica. Os sistemas vão estar todos conectados e trabalhando de forma integrada em três frentes: Projeto, Validação e Fabricação de moldes, matrizes e ferramentas.
Na fase de Fabricação, vamos mostrar as tecnologias modernas de usinagem do WorkNC, usadas por ferramentarias World Class Manufacturing (WCM). São técnicas de otimização do preset, redução no tempo de desbaste, inteligência no redesbaste, acabamento de alto nível e eliminação do uso de eletrodos.
A máquina desse “chão de fábrica” montado pela SKA será uma impressora 3D. A sua produção será controlada e gerida pela solução MES, que fará toda a coleta de dados e indicações de desempenho em tempo real. Esses dados serão apresentados em um monitor acoplado à impressora, através de relatórios e gráficos atualizados via web. Neste mesmo monitor, será possível consultar o projeto da peça em um PDF 3D.
Na fase de Projeto e Validação, os visitantes vão conhecer o VISI Mould, voltado para o projeto e validação de moldes, que analisa, testa e mostra ao projetista se a sua peça sairá com qualidade ou não. Já o projeto de peças plásticas, fica por conta do SOLIDWORKS Plastics.
Impressão 3D para protótipos e try out de moldes e peças
Voltada para ferramentarias e clientes do setor industrial que precisam de agilidade, precisão e qualidade na produção de protótipos e ferramentas, a tecnologia de impressão 3D possui diferentes aplicações que serão apresentadas pela SKA durante a feira. Elas vão desde concepção de protótipos e impressão de moldes de injeção para try out, até a fabricação de dispositivos e peças finais.
Investir em tecnologia para melhorar processos e se manter competitivo
Siegfried Koelln, Diretor da SKA, considera que a indústria brasileira precisa melhorar seus produtos e processos, criar design mais elaborado e processos mais rápidos e precisos. Para isso, precisa investir em tecnologias, pois esta é a única maneira de se manter competitivo. “Empresas líderes mundiais em moldes, matrizes e ferramentas usam as tecnologias mais modernas de comunicação com a fábrica, que fazem a diferença para as empresas brasileiras. No mínimo, nossa indústria precisa usar ferramentas equivalentes aos concorrentes estrangeiros para que com a sua conhecida capacidade, possa ser mais competitiva, melhores prazos e maior qualidade”, afirma.
Euromold Brasil
Data: 16 a 19 de agosto
Local: Pavilhões da Expoville – Joinville/SC
Estande da SKA: Rua B, 430
Credenciamento: www.euromoldbrasil.com.br