O técnico da SKA, Guilherme Kastner, recentemente começou como colunista no Portal CIMM, assinando a coluna Projeto Descomplicado. Aqui no Blog da SKA, você também vai ficar por dentro das novidades contadas por ele.
Revisões ou novo código? Só o tempo dirá.
Do conceito do desenvolvimento ao problema da macrogestão
Um dos primeiros assuntos que trago para a coluna é a abordagem do perigo da falta de planejamento em um processo de edição de projetos. Como técnico de aplicações, tenho de implantar ferramentas para auxiliar os projetistas a se coordenarem com ferramentas CAD, mas têm coisas mais elementares que propriamente o software.
Para ilustrar o tópico principal, teremos de lembrar e elucidar o princípio do planejamento de um produto desenvolvido em uma empresa:
- Ideia inicial – Onde é definida a origem de um produto a ser desenvolvido.
- Projeto – Onde nasce o desenvolvimento do item, com os desenhos, seleção de material, cadastro de estrutura em sistema.
- Protótipo – Onde é desenvolvida a amostra de testes do item em desenvolvimento.
- Produção – Liberação do item em definitivo para a fabricação e comercialização.
O que temos de lembrar é que o produto desenvolvido pode vir a sofrer diversas alterações antes de ser liberado a produção e comercialização na empresa. Até aí tudo bem, né? Mas qual o problema principal na histórinha que eu ilustrei acima, né?
Temos que lembrar que cada alteração de projeto necessita seguir um processo semelhante ao seguido abaixo:
- Abrir uma ordem de serviço de engenharia para a alteração do projeto;
- Desenvolver em ferramentas as alterações;
- Seleção de eventuais novos materiais ou matérias primas;
- Cadastro da nova estrutura de itens no sistema ERP da empresa;
- Envio do projeto para métodos e processos;
- Definição de novos processos de corte, usinagem, pintura, etc.
Todo o processo acima pode ser agilizado com ferramentas adequadas e integradas como, na ferramenta CAD com PDM, uma exportação integrada do CAD com o ERP, atualização com regeneração automática do programa CNC em ferramentas adequadas. Lembrem-se que nada acaba surtindo efeito se os processos de vendas, engenharia e fábrica estiverem bem definidos.
O que realmente é necessário ser feito?
Muitas vezes o que observo em minhas visitas a clientes é a falta da centralização da engenharia de produto como a mente da empresa. Vou mais longe, em muitos casos, o coração das empresas acaba sendo a área comercial e a equipe de desenvolvimento um custo necessário para a entrega do produto.
Eu consideraria um exemplo de estrutura ideal, me acompanhe no raciocínio antes que desistam deste texto:
- A engenharia deveria decidir o produto principal como sendo a base de vendas da empresa.
- Também é função da equipe de desenvolvimento definir alguns itens como:
– Limites de dimensionais do equipamento como cargas e tamanho físico do item em desenvolvimento
– Acessórios opcionais inseridos no equipamento
Com esse escopo montado, pode-se definir uma espécie de cartilha ou sistema de vendas, para que se possa evitar situações desagradáveis na venda.
Imaginem se um representante comercial promete algo que não pode vir a ser cumprido?
Como a engenharia teria a certeza que deve partir para a variação de um produto existente ou a revisão de um item de linha?
Sem essas definições, não existirá a possibilidade da implantação em uma equipe de projetos de uma ferramenta como o SolidWorks PDM para gerenciamento de projetos ou o DriveWorks para a automação deles.
A função da engenharia é jogar a favor da empresa e proteger os outros setores.
Códigos novos, na maioria das vezes funcionam
Na maioria das vezes, para que não seja perdida uma venda, o representante comercial trata de customizar um produto da empresa que era padrão. Não há como negar, melhor perder mais tempo customizando um projeto do que produzindo o ócio na empresa.
Se a customização for prevista em venda, pode-se utilizar recursos de cópias de estruturas como as existentes no SolidWorks PDM professional, onde ele é capaz de reconhecer itens padronizados e manter intactos como bibliotecas de itens comerciais e semelhantes, e variar outros pontos do projeto.
Revisões desnecessárias causam diversos problemas na fábrica.
- Como saber se a fábrica está com a versão correta de impressão do projeto?
- Como garantir que eu recupere versões anteriores de métodos e processos em sistemas ERP?
- Existe a certeza que os programas CNC foram refeitos?
- Como remontar a estrutura anterior de itens para assistência técnica do item desenvolvido?
Lembre-se, idealmente como engenharia, um sistema de PDM resolve os itens acima junto ao CAD. Mas e o que está além dele? Como se resolve?
Revisões de produto são necessárias, sim… Mas não é algo que deve ser executada na medida que cada venda ocorre. A estrutura de engenharia tem que estar alinhada para que diversos itens fiscais sejam coordenados de maneira lógica. Por mais que muitos se esqueçam, a estrutura de produtos é utilizada para os seguintes itens:
- Planejamento de créditos fiscais
- Bloco K e seus desmembramentos
A alteração desnecessária e de forma súbita do projeto pode vir a nos levar a tomar multas por problemas fiscais, ou perder dinheiro por uma falta de cobrança adequada de créditos.
Software é um caminho, não a solução
Claro que os produtos associados como o SolidWorks PDM e o DriveWorks atendem a múltiplas empresas mas o dever que listei acima deverá ser executado com paciência para que não sejam apenas gastos anuais nos orçamentos das empresas.
Senhores, comentem à vontade, gostaria de ouvir comentários e reflexões sobre o assunto.